FELIPE CARNAVALIZA COM ÔNIBUS USADOS DA ECOBUS


Oi gente, tudo bem? 
Quero me manter falando sobre coisas úteis, mas, confesso que o diversionismo do Prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, vexatório, impressiona. Parafraseando o Geraldo Vandré, "Pra não dizer que não falei de flores"... 

Vamos lá:
Consta que a empresa Ecobus, cumprindo a lei, renovou parte de sua frota de ônibus. Não há favor algum sendo feito aqui - é um dever. Mas, a empresa afirma que os ônibus não são novos. O menos usado é de 2014. Definamos "renovação", e depois imaginemos sobre essa frota então. 

Às compras:
A Ecobus adquiriu 10 ônibus do ano de 2014 - de uma empresa de Duque de Caxias, cidade da baixada fluminense, onde costumeiramente a Ecobus compra. A novidade este ano é que 8 ônibus eram da empresa Praiamar, sendo 4 de 2011 e 4 carros de 2012. É a primeira vez que ônibus usados de Caraguatatuba são comprados para os passageiros de São Sebastião.

Curiosamente no estado do Rio caiu em desgraça o ex-presidente do Detro, diretores de entidades como a Fetranspor e donos de empresas de ônibus. Todos foram parar na cadeia nesta semana e respondem por supostos crimes sob investigação judicial. E a empresa Praiamar foi objeto de uma CPI pela Câmara de Caraguatatuba, o Relatório final chegou a "determinar" a anulação do Contrato.

Veja o Relatório dessa CPI: 
https://www.camaracaragua.sp.gov.br/site/upload/upoutros/CPI_transporte.pdf

O Detran/SP, órgão responsável pela vistoria da segurança e validação da manutenção periódica desses veículos deve estar atento. Há Resolução sobre tempo de vida útil de frota. Olha só a discussão que acaba sendo gerada com o oba-oba do prefeito Felipe Augusto. É o empresário quem investe em seu próprio negócio, não o prefeito. 

Na discussão do PL 7057/10, de autoria do deputado Hugo Leal (Pros/RJ), que já foi responsável pelo Detran/RJ, versou sobre o tempo de vida útil de até 10 anos para ônibus interestaduais de passageiros, donde se desdobrou para que os órgãos estaduais de controle e fiscalização editassem resoluções a respeito. O transporte coletivo urbano está nesse bojo e está previsto em um capítulo da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

A Ecobus renovou sua concessão há pouco tempo com o Município. Vivia às turras com o ex-prefeito Ernane porque este não lhe concedia autorização para aumento do preço da passagem de ônibus. 

O vereador Reinaldinho propôs uma CEI na Câmara Municipal. O Relatório das possíveis irregularidades nunca foi publicizado. Ele hoje preside o Poder Legislativo e é do mesmo partido que o prefeito, o PSDB.

Aliás, foi dessa Casa que emergiu recentemente uma voz exigindo melhorias nos serviços prestados pela empresa. O vereador de oposição, Gleivison corre as ruas da cidade colhendo assinaturas para um abaixo-assinado, e já adiantou que irá ao MP. A empresa está pilhada? Não sei, mas que começou a se mexer após isso não tenho dúvida, está aí a olhos nus. 

Transporte público é caro e o preço final da passagem não depende só da empresa, mas também do Governo. Ruas esburacadas, por exemplo, aumentam custos de manutenção. Enfim, é um negócio e todas as variáveis compõem o cálculo do preço final da passagem de ônibus. Mas, há muito se reclama dos serviços prestados na cidade: itinerário, tempo de espera, abrigo de passageiros, desconforto, lotação, enfim. 

Não sendo injusto, consta no Plano de Governo do PSDB que haveria GPS, o wi-fi e tal, mas que isso não caia no bolso do passageiro hein. O Prefeito acerta ao exigir isso, ar condicionado e tudo o que o cidadão tem direito, cumpre seu papel. Erra, no entanto, ao tentar carnavalizar o investimento do empresário, que, reitero, só ocorre depois que a oposição flertou com a denúncia - e a fará.

A pergunta é: O que tem a ver o prefeito com uma empresa de ônibus? Chega a ser estranho ao interesse público. Com um braço para fora da janela de um ônibus (o que é irregular), que situação vexatória, ele faz arte. Há vários casos de acidentes nessa situação. O exemplo é ruim. Talvez porque ele não ande de ônibus, exceto para fotos.

No site da empresa Ecobus não consta nenhum destaque sobre a renovação de sua frota de ônibus, mas, nas páginas políticas do prefeito e no site da Prefeitura tem até release e arte. Sobre o Prefeito: Qual o sentido de sê-lo a explorar o investimento privado? 

Enfim, essa papagaiada que era pessoal agora se tornou institucional em São Sebastião. Melhor é que ele fale sobre investimentos em infraestrutura urbana, que serve para baratear o preço da passagem.

Há quem aplauda. Eu não vejo graça alguma.
Se me dão licença, agora volto a falar de coisas mais importantes.

Obs) A arte desta postagem está nas redes sociais e pertence a política do Prefeito local
-
10h.   -   adelsonpimentarafael@gmail.com 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GLEIVISON É "MANÉ"

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DE SÃO SEBASTIÃO É LEGAL, SEGUNDO O MP