PREFEITO EM VIAGEM SERIA UM NEGÓCIO DA CHINA?


No começo do ano o contribuinte sebastianense pagou uma viagem ao exterior para o Prefeito Felipe Augusto e algumas pessoas, levando até alguém para lhe filmar pelo celular. Ele foi à América supostamente vender um projeto, mas o que fez foi espalhar fumaça. 

O rolezinho teve selfies e pompas, mas nenhum resultado prático para a cidade. Para quem se apresenta como tendo uma carreira pública sempre na linha de comando, houve frustração. De lá pra cá falou-se em navios transatlânticos, construção de homports e píeres de atracação em diversos pontos com uma grande marina pública. O discurso ensacava a fumaça.

O Prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, também debutante no cargo e menos espigaitado, foi à mesma Feira de Turismo. Falou menos e produziu mais. Diferente do seu colega da cidade vizinha, ascendeu de gari a um reformador. Os resultados estão publicados na revista 'Mercados e Eventos - m&e' , Edição Especial Cruzeiros (Julho 2017). 

Na pág. 4, o Presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, faz uma avaliação sobre a próxima temporada. Serão seis navios dedicados exclusivamente à Costa brasileira, sendo três da MSC, dois da Costa e um da Pullmantur. Perguntado como avalia os custos de operação no Brasil, na parte final de sua resposta consta: "...Temos um acordo de desconto em Santos e Ilhabela, que chega a 26%. Estamos em negociações avançadas com os estados do Rio de Janeiro e Bahia..."

Entenderam ou não? 

Enquanto um fez fumaça sem saber atear o fogo do desenvolvimento; o outro se ocupou de explorar as oportunidades do momento. Não é só o canal que divide as cidades, é diferente também a história pessoal de cada um. 

Só a partida uniu os viajantes para os EUA. A estadia por lá não. Pelo resultado da volta sabemos quem foi a trabalho pelo turismo no stand e quem foi a passeio a Miami; quem focou destarte e quem foi às compras no Wallmart; quem de fato convenceu os operadores do mercado, e quem foi às compras de perfume importado.   

Entrei também no site dos órgãos ambientais, Cetesb e Ibama para ver se constava o registro de algum processo de licenciamento de algum empreendimento de infraestrutura para esse tipo de embarcações e serviços em São Sebastião. E, nada consta. Até a fumaça esvaiu-se.

Agora, segundo li numa postagem do ex-prefeito Juan Garcia, o prefeito tucano de São Sebastião irá ao Continente Asiático, curiosamente onde está outro tucano - o prefeito de SP, João Dória. Aliás, o prefeito paulistano fazia selfies, o de cá também; o de lá fazia vídeos, o de cá se meteu a fazer igual; agora o de lá viaja, e o de cá quer pisar no mesmo lugar. Alto lá. 

Difícil saber as razões de mais essa viagem; outras aconteceram mal explicadas; algumas sem qualquer justificativa plausível, e a mais recente toca em assuntos que sequer são da alçada do Município. 

O Porto é uma concessão federal ao Governo do Estado de SP. Não há notícia alguma de que em algum momento o prefeito sebastianense tenha se reunido com o Governador Alckmin para tratar do assunto. 

Não pode o Chefe do Paço viajar às custas do cidadão sem ser claro em relação aos objetivos de cada partida, o interesse público precisa restar provado. Isso gera custos aos cofres da Prefeitura, mas nenhum benefício à cidade.

Entrevistei o Juiz Eleitoral, estamos na véspera de uma Decisão que pode resultar na cassação de mandato.

Afinal, as viagens do Prefeito Felipe Augusto tem sido um negócio da China?  
-
21h38min.  -  adelsonpimentarafael@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"