ILHABELA CELEBRA O IDEB

 
"Nada se conquista na vida pública por um acaso, por obra do destino. Resultados precisam ser buscados", afirmou o Prefeito Márcio Tenório em meio as celebrações com a divulgação do Ideb. Mas, fundamentalmente, chama a atenção sua definição de que "o Indicador avalia o mérito do aluno e do plano de ensino, unindo taxas de aprovação com o desempenho", finalizou.

Eu conversei um pouco a esse respeito com o Chefe do Poder Executivo. Sua clareza em relação tema é importante. Ele me disse que o Ideb é um aferidor, mas não o único, e discorreu sobre os investimentos que tem determinado à qualificação de pessoal, melhoria no ambiente de aprendizagem, enfim, uma busca pela excelência do ensino público municipal. 

Fora o fato de que material escolar, uniforme de verão e de inverno foram entregues em tempo correto e a contento. Há muita atividade do Município que ajuda nessa construção de Planos Pedagógicos eficazes. É preciso reconhecer 

Só para me ater aos eventos mais recentes, a Prefeitura de Ilhabela participou do 1º Encontro Educacional da União dos Dirigentes Municipais da região Sudeste, realizado nos dias 30 e 31 de agosto em Vitória (ES),  sob o tema “O Regime de Colaboração em defesa da Educação Pública”. 

Em julho, realizou o “Encontro Regional de Educação”, onde também foram debatidas as Reformas educacionais, inovação e currículo: os desafios da Base Nacional Comum Curricular (Bncc). É por iniciativas como essas que entendo como natural a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O índice é calculado de dois em dois anos, de acordo com os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e com as taxas de aprovação das escolas e redes de ensino. O Município cresceu da nota de 5.9 (2015) para 6.5 (2017). 

Há 11 anos o Município não alcança a meta, segundo Nota oficial. Este é um recorte que merece destaque, afinal, a candidata a Prefeita na última eleição pela chapa então governista tinha saído do comando da pasta da Educação municipal.

Há muitos desafios pela frente, mas saber que a Educação está na ordem do dia é um alento.

É a minha resenha.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"