DÊ-ME DE BEBER


Matéria Jornalística
A revista Exame publicou uma matéria em 13/09/16 sobre as 10 cidades brasileiras que mais cresceram populacionalmente em um ano, com base em dados do IBGE. 
⇲ A 1° foi Brejo de Areia (MA), 113,7%;
⇲ A 2º foi Juazeiro do Piauí (PI), 11,2%;
⇲e a  3º foi Banzaê (BA), 9,1%. 

As cidades que mais cresceram foram as do Norte/nordeste. Esses dados precisam ser melhor esmiuçados para entender as razões, e servem, entre outras coisas, para definir o repasse do Fundo de Participação dos Municípios - FPM.
Leia a matéria: 
https://goo.gl/WYVAFb

Nota da Prefeitura de Ilhabela
O fato é que a 
Prefeitura de Ilhabela, ontem (04/01), informou que "em 15 anos o município cresceu populacionalmente de 15 mil para 40 mil pessoas". Este crescimento de uma década e meia, é de uma taxa média anual de 11%, sendo de 170% no total de 15 anos, ou seja, deveria constar nessa relação do IBGE publicada pela revista exame.

No capítulo mais local, é preciso haver um certo cruzamento de dados para compreender este que é quase um fenômeno, talvez superado pelo fluxo migratório mundial de refugiados. É muito sério isso, traz consequências importantes a toda estrutura pública oferecida e compromete por demais a qualidade dos serviços. Qual a taxa anual de natalidade? Essa é uma das perguntas, há trocentas outras para se estudar. 

Nota da Sabesp
Um Nota emitida há pouco pela Sabesp diz que: "O
 Abastecimento de água em Ilhabela está em situação crítica". Já houve pontos de desabastecimento.

O motivo alegado pela empresa é "
a forte chuva desta madrugada (choveu 60 mm em duas horas) prejudicou a qualidade da água do principal manancial de abastecimento do município, o Água Branca, provocando baixas no sistema de produção e distribuição de água tratada que estava praticamente recuperado. A situação em Ilhabela é crítica, pois os mananciais estão todos com os parâmetros de cor e turbidez elevados, sendo necessário paralisar o tratamento."

Opinião do Blog
Houve críticas nas redes sociais pela falta de água, e eu também criticaria. É horrível faltar água em casa. Vou tratar aqui do cenário amplo, da questão como um todo.

❶Primeiro, a condição fisiográfica de Ilhabela é uma dádiva, abundante em águas de cachoeiras. Há tecnologia e engenharia para captar, tratar, reservar e distribuir isso. Mas, custa caro.  

❷Segundo, a população precisa aumentar a quantidade de reservação de água para consumo familiar, trocar de caixa d`água quando for possível aumentando litragem. 

❸Terceiro, fica claro também não ter havido investimento adequado em reservação de água para o abastecimento público nos últimos anos, e este é um dos problemas.

❹Quarto, sugiro que a Administração do Município chame à responsabilidade também todos os meios de hospedagem que usam boiler e tem piscinas, é preciso criar um pacto legal para que invistam em reuso de água. 

❺Quinto, proponho alteração no Código de Obras para que se torne uma exigência nos projetos executivos de grandes empreendimentos essa medida, não descartando a dessalinização da água do mar também, assim como uma política de incentivos para quem optar pelo uso de energias alternativas.

Considerações:
O Prefeito Márcio Tenório acertou a mão em cheio ao determinar a ampliação dos dois reservatórios públicos de água existentes, com recursos próprios do Município. É preciso fazer este reconhecimento. Ele vai investir em saneamento básico pela universalização dos serviços. Isso é chique demais.

Sobre a reservação de água para fornecimento público, o tanque existente de 50 mil litros, que já deveria ter sido ampliado há uns 5/10 anos, vai para 1 milhão de litros; e o de 150 mil litros vai para 2 milhões de litros. E assim que se faz. 

Teve que haver adequações do Plano Diretor -  legislação, tempo de espera para o processo de licenciamento e a licitação da obra, mas, o informe oficial diz que agora está tudo em dia e vai começar os trabalhos.

É isso, Ilhabela precisa definir um reordenamento urbanístico com controle da ocupação territorial, o que demanda estudos, projetos, programas e políticas públicas como Capacidade de caraga, de manejo, entre outros.

É a minha modesta contribuição

Leia também no Facebook: https://goo.gl/Bajf9c

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"