PRIMEIRO UM ATAQUE, AGORA POSSIVELMENTE UMA SABOTAGEM




O Vereador:
O vereador de Ilhabela, Cleisson Guarubela, se apressou em postar em sua rede social que: "O lixão de Ilhabela está prestes a explodir"; depois ele questiona o que estaria acontecendo com o "aterro sanitário". E, finalmente, questiona a separação do lixo na coleta, mas o descarte de todo material junto. 

Eu não sei qual a formação profissional do vereador, mas, com anos de trabalho aprendi que "lixão" é uma coisa, tem um aspecto próprio, enquanto "aterro sanitário" é outra coisa, tem outro tratamento. Ele misturou tudo e explodiu - ele próprio - a compreensão dos fatos. Mas, definitivamente sobre o ocorrido no dia de hoje, 23, o oposicionista que quer cassar o prefeito nada falou.

O Caso:

Alarmados com o ocorrido, todas as pessoas começaram a ligar, a denunciar e a exigir soluções. Este é o procedimento correto. Primeiro precisa estancar o problema, depois apurar-se as suspeitas. E, quem sabe, sobre um tempo para fazer política em cima disso. É preciso cuidado, porque o que houve em Ilhabela hoje pode ter sido um crime premeditado.

A Prefeitura de Ilhabela informou há pouco, por meio de Nota,  que registrou na tarde deste sábado (23), um Boletim de Ocorrência (B.O) na Delegacia da Polícia Civil para apurar o vazamento no reservatório de chorume (caldo escuro proveniente da decomposição da matéria orgânica depositada nos aterros sanitários) do Aterro Municipal, no bairro Água Branca.

Existe a possibilidade de ter ocorrido dano criminoso – a ser apurado – na válvula de esgotamento, uma vez que recentemente o equipamento funcionava normalmente. Tanto que na terça-feira (19), foi feita a retirada regular do produto.

Por isso, a Prefeitura disponibilizará todas as informações de segurança do local e imediações, inclusive comentários e entrevistas recentes sobre o saneamento básico no arquipélago.

A Sabesp forneceu agentes químicos para neutralizar os efeitos negativos do chorume que vazou para as ruas das imediações e foi contido por equipes compostas por funcionários do aterro, da Defesa Civil, e da empresa que trabalha no local. Após isso, as ruas foram lavadas com caminhão pipa.

Sobre o Aterro:

O aterro da cidade está sendo revitalizado, para atender determinações do Ministério Público e da Cetesb. É este que o vereador falou que pode "explodir".

Já teve a execução de importantíssimas obras, como rede de águas pluviais, asfaltamento das ruas do entorno (o que solucionou a antiga reivindicação dos moradores sobre o barro que se espalhava pelas ruas das imediações), instalação de guarita com cancela eletrônica, revitalização do sistema da balança e reforma de toda a rampa de transbordo.

Outro Ataque

Por fim, a Prefeitura lembra que a Polícia Civil também está apurando ataque realizado, no dia 18, à sede do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), no bairro Perequê, que ficou deteriorado e suspendeu o atendimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"