MÃOS AO ALTO!

A GCM que Aguilar Jr cria porque herdou de Antonio Carlos Caraguatatuba na liderança da violência


Com Antonio Carlos: 
A herança para a atual administração de Caraguatatuba foi, no quesito segurança, a de uma liderança indesejada: a liderança da criminalidade na região do Litoral Norte, e, pasmem, entre as primeiras da RM-Vale. Em 17 fevereiro de 2014 o site O Vale reproduzia este cenário nebuloso. Um dia depois, em 18/02 o site do G-1 Vanguarda' idem.

Não foram só índices, mas, a sensação que permeou o consciente coletivo, as notícias recorrentes de crimes, a perda de turistas e a desvalorização imobiliária por consequência. Com o Índice de Violência colocando o município no topo do ranking das mais violentas do Estado pela terceira vez consecutiva, o prefeito à época, Antonio Carlos, disse que em até 15 dias lançaria edital para a contratação dos agentes de segurança. 

Estava em seu 4° mandato, ou seja, foi sob sua administração que estes alarmantes resultados foram alcançados. Em 2009 ele havia desativado o Centro de Operações implantado pelo pai do atual prefeito. Não só isso. Antonio Carlos deixou fechar a Base da Polícia Rodoviária; não instalou nenhuma câmera de monitoramento, enfim, recusou a tecnologia existente e sucateou a estrutura para área.

Ele e seu então líder de Governo, vereador Celso Pereira, vendiam uma certa influência política junto ao Governo do Estado - governado pelo PSDB, e, nesta toada, falaram em criar algo novo. Ficou no discurso.

Com Aguilar Junior:
Sob os princípios norteadores da gestão pública, o que vem ocorrendo em Caraguatatuba é um 'case'. Senão, vejamos: Com dois anos e meio de mandato, (ou seja, 5 anos se passaram depois de seu sucessor dizer que em 15 dias resolveria), o prefeito está criando a Guarda Civil Municipal. 

Mas, diferente de seu oponente que questionou à época a pesquisa (dados) sobre a Segurança Pública, Aguilar Jr levou a sério a história toda. E fez o dever de casa. 

Antes de adotar a medida de encaminhar à Câmara Municipal o PL criando as condições para chamar Concurso Público para a implantação de uma GCM, aperfeiçoou a prestação de serviços de iluminação pública; contratou serviços de monitoramento por vídeo, e hoje são mais de 50. E há licitação para mais 600. Já existe câmeras de reconhecimento facial. 

Lançou o Regulariza Caraguá, para organizar a questão fiscal e garantir receita. Fortaleceu a parceria com a Polícia Militar e aumentou o efetivo da Atividade Delegada. E, claro, está cuidando da Regularização Fundiária, o que possibilita levar a presença do Município - com investimentos - para essas localidades. O ambiente melhora.

A Guarda Municipal de Caraguatatuba:

Será subordinada à Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão e terá a seguinte estrutura administrativa: Gabinete do Comando (formado pelo Superintendente e pelo Corregedor, tendo por órgão auxiliar a Chefia de Área de Gabinete do Superintendente); Departamento de Administração (subordinado ao Gabinete do Comando e engloba Área de Apoio aos Recursos Humanos e Área de Logística); e Departamento Operacional (subordinado ao Gabinete do Comando e engloba Área de Planejamento, Área de Comunicação e Área de Policiamento).

A lei prevê uma GCM com até 154 servidores de carreira, que farão ingresso imediato por Concurso Público para o cargo Guarda Civil Municipal – 2ª classe, sob regime estatutário, aplicando-se de forma subsidiária o que consta do Estatuto dos Funcionários Públicos de Caraguatatuba. É assim que se faz, sem ofensas, sem ataques ao passado, sem rancores. esta é uma política que fica para a sociedade.

A favor: Toda sociedade que almeja por mais segurança
Contra: Celso Pereira, vereador que foi líder do ex-prefeito. Pede valorização dos policiais militares e civis, mas não cobra o Estado que é do seu partido (PSDB) e muito menos cobrou segurança do ex-prefeito quando ele era líder. 

No litoral norte, São Sebastião e Ubatuba são outras cidades que têm Guarda Civil municipal armada. Também criadas por antecessores, nunca pelo grupo político tucano e seus radares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"