O ELEITOR DE ILHABELA E SEU VOTO
A mescla escolhida entre a experiência do prefeito e os debutantes na Câmara Municipal
Cá pensando sobre a renovação feita pelo eleitor em Ilhabela. Notável. Na Câmara Municipal houve uma das maiores do país. Essa mudança começa a ser experimentada na prática agora.
Apesar de ter mesclado com a vitória do experiente Antonio Colucci, a mudança de atores é impressionante. Apenas um vereador foi reeleito, o Dr Thiago. Se há na história ilhéu uma composição de vereadores que causou, foi a passada. O esgarçamento político levou à tensão social e, basta ver, todos no fim perderam.
Um governante com larga história na vida pública, e uma vereadora debutante no comando do Poder que deve fiscalizar suas ações, a advogada Diana Matarazzo. Estará fora do jogo quem apostar em rupturas institucionais. Eles se respeitam, mas, empunham independência. Ela é aliada, não alijada.
Resta portanto dizer que os desafios para Ilhabela são outros.
Há dinheiro - em abundância. Mas, é verdade também que dinheiro acaba, que precisa ser gasto de forma racional, obedecer a um planejamento criterioso e, por fim, suprir demandas e déficits melhorando a qualidade de vida e fazendo com que a arrecadação própria melhore.
Sim, a receita com os "recursos próprios" precisa melhorar. E há margem para isso sem criar ou aumentar impostos, apenas fazendo gestão. Aliás, convenhamos, o Prefeito já começou a colocar sua digital na Administração.
Os royalties do petróleo, que superabundam a economia pública de Ilhabela, não compõem, por exemplo, a base de cálculo para o repasse constitucional do duodécimo orçamentário para o Poder Legislativo; logo, apesar de ter um Município rico, o Legislativo é o primo pobre dessa relação. Isso dificulta um pouco um trabalho mais operacional dos vereadores. Em tese.
Fato é que, há desafios importantes para o trabalho da Câmara Municipal; a Casa precisa de mais poder de fogo na fiscalização e, obviamente, a sociedade reclama mais transparência. É por essa razão que esta legislatura tem tudo para aplicar novos métodos, usar novas ferramentas, aprimorar procedimentos e dar vazão ao anseio popular por um Legislativo cada vez mais forte e independente.
Um abraço ao meu povo ilhabelense. Sou filho do Bonete e aprendo muito com as respostas que o eleitor local dá nas urnas. Vamos em frente.
Comentários
Postar um comentário