SANCETUR ASSUME EMERGENCIALMENTE NO LUGAR DA ECOBUS

Pela rede social há um vozerio de gente nomeada em cargos comissionados da Prefeitura de São Sebastião dando conta de uma novidade para a manhã deste dia 10. Essa turma está alvoroçada.


Na verdade, o que está em jogo é uma aposta alta do Prefeito Felipe Augusto sobre o principal tema apontado nas pesquisas qualitativas de opinião pública desde antes da última eleição municipal sobre serviços públicos prestados com má qualidade: o transporte coletivo.

Uma guerra de versões tem sido travada entre a direção da empresa Ecobus e o Prefeito Felipe Augusto, via redes sociais. Mas, nos bastidores da Justiça há uma intifada jurídica entre as partes. Sob liminar a empresa se mantinha, mas, com a decisão pelo STJ de derrubar a cautelar, o alcaide sebastianense se apressou em proceder com uma contratação emergencial. mais uma dessa Administração.

Empresa SANCETUR

Pelo processo n° 6704/21, com "dispensa por justificativa", homologada no último dia 09, foi permitido a prestação de serviços de transporte público urbano de passageiros do Município em caráter emergencial pelo prazo de 180 dias a empresa Sancetur. É a mesma que recentemente venceu a licitação para o transporte escolar na cidade.

O processo contou com a participação de outras duas empresas, a Expresso Fênix e a Oceano.

As empresas Sancetur e Fênix, salvo engano, pertencem a uma mesma família - ou com algum grau de parentesco, sendo a figura mais conhecida com o sobrenome - o deputado estadual Edmir Chedid. A empresa vencedora em São Sebastião atua há anos no ramo e opera em várias cidades do estado.

No site "Notícia de Limeira" lê-se que a Sancetur – empresa que opera em caráter emergencial no transporte coletivo de Limeira – remeteu nesta quarta-feira (9) ofício dirigido ao prefeito Mario Botion em que informa que irá suspender o serviço público de transporte coletivo na cidade. Segundo a empresa, a medida será tomada diante do eventual fato de a Prefeitura deixar de subsidiar de forma adicional o serviço.

Leia: https://noticiadelimeira.com.br/2021/06/09/sem-subsidio-sancetur-anuncia-que-tera-que-suspender-servico-de-transporte-coletivo-em-limeira/

Ecobus: Um dos temas levantados pela empresa que tem a concessão em São Sebastião versa justamente sobre subsídios. É um processo que está tramitando judicialmente e que ainda poderá ter algum revés.

Mobilidade Urbana: O Município não tem um Conselho Municipal de Usuários em atividade,  e contratou uma empresa para desenvolver um Plano de Mobilidade Urbana, sobre o qual é desconhecido o capítulo introdutório ao transporte coletivo. 

O Prefeito tucano da cidade disse que vai encomendar estudos para a implantação do transporte alternativo com vans. Durante sua primeira campanha eleitoral vitoriosa a promessa era a de um serviço com tecnologia embarcada, clima de montanha, frota nova e itinerários interligados a pontos de ônibus inteligentes. 

Restou um corolário perigoso de ônibus pegando fogo, com rodas se soltando, enfim, uma série trágica de sinistros por absoluta falta de gestão pública com fiscalização, e de manutenção por parte da empresa que opera com a frota mais antiga da região.

A cidade deverá amanhecer com ônibus emergenciais e um Governo em polvorosa empreendendo medidas paliativas, em caráter emergencial. Um folhetim da vida diária desta Administração Municipal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO SEBASTIÃO SANEADA

FARDADA AO SUCESSO

DISCURSO DE INDEPENDÊNCIA