PELO ESTADO, VINHOLI ELOGIA A PREMIAÇÃO DE COLUCCI, EM EVENTO DA BAND E INSTITUTO AQUILA


O grupo Bandeirantes e o Instituto Aquila premiaram ontem, dia 20, as boas práticas da gestão pública em etapa regional com municípios paulistas. O Litoral Norte ficou grande neste evento com Ilhabela - o Município de menor população na RM-Vale/LN. Cinco pilares foram analisados, sendo: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento e Ordem Pública

O evento, para além da premiação, serviu também para uma curiosidade, o secretário de Desenvolvimento Regional de São Paulo, Marco Antônio Vinholi, representou a gestão do Governador João Doria, que, sabidamente, tem sua relação com o Prefeito premiado de Ilhabela, Toninho Colucci nada amistosa, e soube então que o desafeto tem chumbo pra trocar sobre eficiência fiscal.

Foram premiadas as cidades que souberam enfrentar as dificuldades e obtiveram os melhores resultados no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA)., levantado com as informações públicas atualizadas de todo o país e auditadas pela organização do prêmio. Os municípios inscritos foram divididos em três grupos: até 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.

A cidade conquistou o título na categoria Eficiência Fiscal e Transparência para municípios entre 30 e 100 mil habitantes. Na final, a disputa foi contra as cidades de Louveira e São Pedro. Nessa categoria foram avaliados os seguintes critérios: percentual de endividamento, autonomia fiscal, capacidade de investir, investimento per capita, resultado fiscal e índice de transparência e aderência ao plano de contas.

Agora, Ilhabela vai para a disputa nacional, com os vencedores de cada estado, que ocorrerá no mês de novembro, quando serão conhecidos os três primeiros lugares de cada categoria. Segundo Nota à imprensa, a Prefeitura de Ilhabela informa que as "Cidades Excelentes" são municípios, que podem ser equiparados com cidades de referência, através suas características progressistas, que quando combinadas são capazes de gerar um alto nível de desenvolvimento humano. Nelas são oferecidos serviços públicos de qualidade a população.

Este é mais um modo de conhecer a gestão fiscal das cidades, importante para o aperfeiçoamento do controle social sobre a cosia pública. Há outros, como, por exemplo, o que é feito pela Confederação Nacional dos Municípios - CNM e o da Firjan. Além, é claro, das análises técnicas feitas pelo Tribunal de Contas do Estado - TCE/SP



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"