SOB AGUILAR JR, O TCE APROVA A 3° CONTA DA GESTÃO DE CARAGUATATUBA

Exercendo seu primeiro mandato, sua gestão supera a do seu antecessor, o experiente Antonio Carlos, que teve parte de suas Contas rejeitadas pelo órgão de Controle do Estado e pela Câmara Municipal


Com a análise técnica feita pelo Tribunal de Contas do Estado - TCE/SP, em sessão online realizada há pouco, nesta terça-feira, dia 23, e a aprovação das Contas - referentes ao ano fiscal de 2019 da Prefeitura de Caraguatatuba, fica definitivamente estabelecido uma régua para o debate que polarizou as últimas eleições no município, demonstrando que o Prefeito Aguilar Júnior, exercendo então seu primeiro mandato eletivo, foi mais eficaz administrativamente que seu experiente antecessor.

líder do PSDB na região, Antonio Carlos, (que publicou foto em manifestação de apoio ao Presidente Jair Bolsonaro, mesmo sendo um aliado tucano, sabendo ainda que seu partido realiza prévias para a definição de um candidato à Presidência do país), teve, voltando a falar de Caraguatatuba, parte de suas Contas rejeitadas, referentes aos mandatos que exerceu no comando da cidade, tanto pelo órgão de Controle do Estado, como pelo Poder Legislativo Municipal. Ficou inelegível.

Já são, portanto, três aprovações de Contas do Prefeito Aguilar Jr no TCE. Além das Contas de 2019, anteriormente as contas de 2017 e 2018 também foram aprovadas.

A sessão foi comandada pelo Presidente da 1ª Câmara do TCE/SPAntonio Citadini. Durante a leitura do parecer favorável, o Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, leu que o resultado financeiro do município em 2019 teve um encerramento positivo”. Por fim, Rodrigues conclui que “Contas muito boas merecem parecer favorável”.

OPINIÃO

Gerir a cidade é dever do governante e, convenhamos, sob a mais rigorosa pandemia dos últimos séculos, foi ainda mais desafiador. O Prefeito Aguilar Jr, um debutante no exercício de um mandato majoritário, soube exigir de sua equipe uma atenção nas leis porque o período tem sido de restrições.

Uma porção de coisas vem ocorrendo, entre as quais, estudos e ajustes na Previdência; novo Contrato com a empresa de saneamento do Estado - a Sabesp; a manutenção da política de valorização do m² (metro quadrado) territorial com investimentos em infraestrutura sobre a malha urbana e, consequentemente, o enfrentamento sobre a especulação imobiliária ao promover segurança jurídica com um amplo programa de regularização fundiária; maior oferta de atendimentos ao cidadão com ampliação do Sistema Municipal de Saúde, entre diversas outras coisas.

A herança deixada por Antonio Carlos foi a de uma cidade sobreposta em concreto armado, mas, sem as providências necessárias com serviços de engenharia como drenagem e desassoreamento de rios, o que ainda hoje, em menor escala depois de novos investimentos sob Aguilar Jr, ainda provoca enchentes em bairros mais periféricos. Isso está sendo combatido, mas, é um custo para o contribuinte que poderia ter sido mitigado se o antecessor tivesse feito de forma correta.

Enfim, as Contas da atual gestão de Caraguatatuba estão sendo aprovadas pelo TCE/SP, sob olhares atentos da Câmara Municipal, porque há responsabilidade fiscal, e isso se alcança com conhecimento, com gente qualificada em postos de comando e com o servidor público dedicado. 

Talvez por isso e/ou também em razão disso, seu ex-secretário de Obras, assim como o filho do ex-prefeito, cada um em uma eleição diferente, ao enfrentar as urnas perderam a eleição e a reeleição para Aguilar Jr.


Créditos da fotoimagem (meramente ilustrativa) da Prefeitura de Águas de Lindoia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"