PREFEITOS DO LN QUEREM MUNICIPALIZAR ATIVOS QUE O GOVERNADOR DE SP QUER VENDER
E tudo isso às portas de uma eleição em que o Governador, que não dialoga com os Prefeitos, pretende ser candidato à Presidência da República
O Governador João Dória encara duas de suas declaradas medidas em relação a estruturas logísticas operadas pelo Estado no Litoral Norte sob enfrentamentos com os quais provavelmente não contava.
São Sebastião
A Cia. Docas de São Sebastião foi uma empresa criada para gerir o Porto federal na cidade que está sob concessão para o Governo estadual. Sua proposta é privatizar, mas, há questões jurídicas muito maiores, afinal o Porto está concedido, mas, não é uma propriedade do Estado.
Há um processo de desestatização sendo providenciado pela União, com os trâmites e a definição de modelo de negócios sendo conduzidos pelo BNDES, o que envolve também o Porto de Santos.
Há um processo de desestatização sendo providenciado pela União, com os trâmites e a definição de modelo de negócios sendo conduzidos pelo BNDES, o que envolve também o Porto de Santos.
É aí que entra o primeiro desses contratempos com os quais o Governador não contava.
Recentemente o Prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, que é do PSDB, o mesmo partido do Governador que acaba de vencer as prévias para disputar a Presidência da República, protocolou, mesmo sem explicar para a população em quais bases isso se daria, um pedido de Municipalização do Porto.
Ilhabela
O Governo de São Paulo publicou na última terça-feira (30/11) o edital para a concorrência internacional da concessão do Sistema de Travessias Litorâneas, que inclui a travessia entre São Sebastião e Ilhabela.
Apesar do obsequioso silêncio do Prefeito de São Sebastião, houve ruídos. E este é o outro contratempo com o qual Dória vai ter que lidar.
O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, ergueu sua voz pelo fato de ter sido ignorado nesse processo. Em aspas publicada no site oficial, entre outras coisas, disse: "Não adianta falar que vão aumentar embarcações e viagens se nem estão levando em conta o sistema viário de Ilhabela".
E falou sobre instrumentos de gestão que o Município está empreendendo: "Estamos preparando um Plano de Cargas e nosso objetivo é limitar o número de veículos na Ilha. A gente entende que Ilhabela, como arquipélago, não tem como receber todos que queiram vir para cá. Queremos montar um sistema que o turista garanta sua entrada com antecedência, limitando o número de pessoas e carros”.
Pela Nota, a Prefeitura informa que, segundo o Estado, a empresa que vencer a concessão terá que realizar 51 viagens nos dias úteis e 77 nos dias de fins de semana na travessia entre São Sebastião e Ilhabela após um ano da assinatura do contrato. Atualmente, são realizadas 42 viagens diárias. Nos meses de maior movimentação, a concessionária terá que realizar um número mínimo de 71 viagens nos dias úteis e 97 nos dias de fim de semana.
Colucci, se tem força para isso eu não sei, mas, para bancar esse tipo de bravata é preciso ter disposição, e ele parece ter, não se fez de rogado e anunciou que vai, pelos caminhos legais, peitar o plano do Governador e mais uma vez defendeu que o serviço de travessia de balsa seja municipalizado.
“Vamos entrar na Justiça para brigar contra isso e contra essa atitude do governador João Dória. Pedi uma atenção especial, mas parece que o Estado quer mesmo vender esse sistema. O governador tem que ouvir o Litoral Norte na questão da travessia, especialmente Ilhabela”.
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