CARAGUÁ: SÓ UM NOME JÁ ESTÁ DEFINIDO PARA 2024: STANELLIS

Filiado ao PP, um partido de maior estrutura, o Coronel buscar dar fim a polarização histórica na cidade. Nenhum outro nome está definido até o momento

De volta ao jogo, a filiação do Coronel Stanellis, pretenso candidato a Prefeito de Caraguatatuba no PP, legenda que está entre as três de maior representatividade política no país, lhe cacifa a voos mais altos. 

Na última eleição municipal, quando se apresentou como candidato, um azarão da disputa, surpreendeu nas urnas. Do nanismo de sua campanha a musculatura alcançada no pleito eleitoral, chamou a atenção de líderes partidários de maior envergadura no processo.

Seu desafio está em demonstrar para a população que não trata-se de um mero outsider, (numa tradução livre: uma pessoa que não pertence a um certo grupo, ou, um político de ocasião), mas, de alguém com vínculos enraizados com sua cidade, com trajetória bem sucedida na vida pública militar, dotado de estudo, qualificações, enfim, preparado para assumir o comando da Prefeitura, entre outras coisas.

Se a população, o eleitor de Caraguá estiver em busca de uma alternativa, de uma terceira via nessa eleição, seguramente essa escolha passará pelo seu nome. É este o foco de seu trabalho - o de se meter entre a tradição polarizada dos últimos anos na disputa eleitoral da cidade.
 
Não é possível dizer ainda sob quais indicadores oficiais do IBGE, a partir do Censo 2022/23, tais como os de qualidade de vida, moradia, segurança fundiária, escolaridade e média etária, as cidades estão. 

A contagem populacional, todavia, já foi publicada e, dentro da RM-Vale/LN, a cidade de Caraguatatuba manteve-se como a que teve maior crescimento. Questões assim elevam por demais a demanda, exigem investimentos e, nada disso se obtém sem a devida capacidade de gestão de quem comanda a máquina pública. 

Segundo pesquisas de opinião que tive acesso, os índices de aprovação da gestão do Prefeito Aguilar Jr mantém-se muito bons oscilando pouco desde sua reeleição, o que o torna um cabo eleitoral valioso. Alguns atores ligados ao seu grupo político disputam a preferência por sua indicação, dentre os quais, destaco o empresário e vice-prefeito, Dr José Ernesto; e dois ex-vereadores e membros do primeiro escalão, Neto Bota e Gobetti.

Ao mesmo tempo, há desafios também para quem pretende sucedê-lo pela oposição.

Antônio Carlos, ex-prefeito da cidade, homem experimentado nessas disputas eleitorais, que tem conseguido, seja direta ou indiretamente polarizar com a família Aguilar na última década, está novamente fora do páreo. Havia disputado a última eleição para deputado, amparado numa decisão do Juiz de primeiro piso em Caraguá a seu favor. Mas, essa condição caiu. 

Tribunal de Justiça de São Paulo - TJ/SP, em julho deste ano, 2023, exarou nova decisão, dessa vez em desfavor do político, tornando sem efeito a medida proferida pelo Juiz de Caragua. Portanto, o ex-prefeito volta a ficar inelegível, já que foi condenado por prática de dispensa na licitação da merenda, correspondente ao período que foi o Chefe do Poder Executivo na cidade. 

Dessa forma, a novidade é que o ex-prefeito, que já esteve fora da disputa nas duas últimas eleições municipais, quando tentou eleger um ex-secretário de seu Governo e depois seu filho, perdendo as duas eleições, ficará novamente sem o deferimento de seu registro de candidatura junto ao TRE.

Na busca pelo seu apoio e, claro, seu espólio eleitoral, afinal, mesmo fora da disputa é alguém com enorme capilaridade popular, mesmo tendo perdido bastante na última eleição que disputou diretamente, ainda é um cacique político com bastante voto, estão seus dois filhos, afinal, o poder precisa ficar concentrado em casa, sendo o vereador Antonio Carlos Jr, e seu mano, que foi candidato derrotado na última eleição, o Mateus.

Créditos da fotoimagem: Google/site Metrópoles

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"