LITORAL NORTE GANHA PIB E BUSCA COMPETITIVIDADE


Dando uma espiadela no Ranking de Competitividade dos Estados Brasileiros 2023, divulgado pelo Centro de Liderança Pública - CLP, li que a análise destaca que a crônica deficiência de infraestrutura no Brasil é, sem dúvida, um dos principais desafios para a melhora da competitividade do País.  Os estados mais bem colocados, neste pilar, foram SP, ES e SC, nessa ordem. Em relação à edição passada, São Paulo segue como o primeiro colocado.

Competitividade e PIB

Nenhuma das cidades da região litorânea da RM/Vale-LN pontuou suficientemente para ganhar destaque nesse 'Ranking de Competitividade'.

No entanto, e aqui entra uma curiosidade que anima muito, 

A Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte tem quatro cidades entre as mais ricas do país, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). São José dos Campos, Taubaté e Jacareí, assim como São Sebastião estão no top 100, sendo que a cidade litorânea não havia aparecido na lista de 2020, sendo, portanto, a grande novidade em 2021 aparecendo na 90ª posição.

PIB per capita

Já em relação ao PIB per capita, quando o valor total do PIB é dividido pelo número de habitantes, apenas cidades do Litoral Norte aparecem no top 100 do Brasil.

Cidades da região entre os 100 maiores PIBs per capita do Brasil em 2020
7° – Ilhabela: R$ 302 mil

Cidades da região entre os 100 maiores PIBs per capita do Brasil em 2021
14° – Ilhabela: R$ 385 mil
71° – São Sebastião: R$ 174 mil

Infraestrutura Urbana

Ranking de Competividade dos Estados 2016, que analisou 65 indicadores do País, entre eles 10 agrupados no pilar infraestrutura, realizado pelo CLP, em parceria com a Consultoria Tendências e a Economist Intelligence Group., já mostrava o que todos sabem de cor e salteado -, que São Paulo era o estado mais bem avaliado em infraestrutura.

Litoral Norte de SP

As cidades de Caraguatatuba e São Sebastião se projetam ainda mais com a iminência da inauguração de uma nova rodovia - a Contorno Sul da Tamoios, com previsão de entrega pelo Governo do Estado para acontecer até novembro. Essa estrutura logística foi idealizada para aumentar a competitividade do estado no escoamento de sua produção, especialmente a do campo, por meio do porto organizado de São Sebastião.

As expectativas, as possibilidades de desenvolvimento e possíveis  problemas em relação ao tema estão sendo introduzidas no 'Editorial' da revista Pimenta_report deste mês 02/24, e será fruto de entrevistas e análises por este canal e autor, por todos os meios pelos quais me comunico, sempre ouvindo a pluralidade das vozes, em benefício da pedagogia que o bom debate semeia.

Ubatuba, por sua vez, tem aeroporto, mas, uma rodovia de ligação entre as cidades do LN que é ruim. Há ainda a necessidade de promover esse progresso industrial sem ferir a principal vocação natural da região - o turismo, com foco no meio ambiente. Tem muita conversa pra gente fazer sobre tudo isso.
Acessem estudos: aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui


Leia também pelo Facebook:

Fotimagmem: M&T Expo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GLEIVISON É "MANÉ"

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DE SÃO SEBASTIÃO É LEGAL, SEGUNDO O MP