7° CONEXIDADES, O ESTADO DE SP DENTRO DE SÃO SEBASTIÃO

Por 5 dias, a área territorial de 248.291.851 m² do estado de SP esteve representada num espaço de 6,8 mil m² de área coberta, na rua da Praia. Evento único.  



A emissora 98,5 Fm (Rock and News Litoral), onde tenho um programa aos sábados, das 8h às 10h, montou um estúdio avançado dentro da estrutura montada para a realização do evento 7° Conexidades e me deu o privilégio de, juntamente com uma equipe de profissionais muito habilidosos e preparados, transmitir para os ouvintes todo conteúdo, com absoluta liberdade para opinar, informar e entrevistar as pessoas. 

Fui, portanto, junto com os ouvintes, testemunha ocular. 

Foram mais de 50 entrevistas, com a participação de ministro, prefeitos, vice-prefeitos, secretários de Estado, secretários de Municípios, vereadores (muitos dos quais eram presidentes do Legislativo de suas cidades), presidentes de entidades de classe, presidentes de associações sociais, representantes de órgãos governamentais, personalidades, consultores de áreas diversas, deputados e empresários. Muitas vozes.

Segundo dados oficiais do evento, anunciados pelo Prefeito anfitrião, o Felipe Augusto, muito elogiado por todos os entrevistados por mim, os robustos números são os de: mais de 5,5 mil participantes; com 142 palestras, organizadas em 2 auditórios, sendo um especificamente para discussões empreendidas pelos temas vocalizados pelas mulheres; 100 expositores públicos e privados.

Haviam ruas no evento de destinos turísticos; de inovações tecnológicas oferecidas pelo mercado privado e de exitosas experiências do setor público. Uma troca constante de muito conhecimento. Foram formados mais de 30 painéis de debates, com temas relevantes, como: alterações climáticas; turismo diverso, com destaque para o náutico; nova lei de licitação, sua dinâmica e implicações; agronegócio, suas novidades e avanços; e transformação digital, especialmente para o aumento da eficiência e inovação da gestão pública para transformar as cidades.

Sobre o entorno do evento, a repercussão em dados com os negócios na cidade, ainda não tenho os números, que deverão ser divulgados pela Secretaria de Truísmo do Município, porém, em entrevista à mim, o vice-prefeito Reinaldinho Moreira, disse que houve um diálogo antes com proprietários de hotéis e pousadas e donos de bares e restaurantes sobre a importância de dobrarem suas apostas no negócio porque haveria uma quantidade importante de pessoas visitando a cidade e isso faria gerar a economia na baixa temporada de forma jamais vista.

Segundo ele, os meios de hospedagem estavam com 100% de ocupação, que inclusive nas cidades vizinhas de Caraguatatuba e Ilhabela havia reflexo disso; serviços de alimentação na região central da cidade foram todos impactados com bons resultados em função do evento. Conversei a noite com o gerente de um restaurante da rua da Praia, que estava lotado, e me disse que estava feliz pelo alto consumo, e enfatizou que alguém falou alguma coisa sobre camarão, porque todos os pratos com essa iguaria do mar foram consumidos e o estoque redobrado acabou naquela noite. 

Excelente oportunidade para pensar as cidades, discutir soluções práticas e conhecer um pouco mais de gestão pública. Os que foram, aprenderam muito, estou certo disso. Quem não foi, perdeu uma grande oportunidade de conhecer todo o estado de SP com sua cultura plural e experiências, num só lugar. 

É isso! 

  




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GLEIVISON É "MANÉ"

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DE SÃO SEBASTIÃO É LEGAL, SEGUNDO O MP