O QUE 'O VALE' NÃO DISSE SOBRE JUAN

Por favor, que não se torne uma rotina essa coisa de ser um pouco mais detalhista sobre algumas matérias jornalísticas veiculadas pelos meios de comunicação da região (ora impressos, ora televisados, enfim). A bola da vez é o jornal 'O Vale', sob o título:_"Juan quer voltar a ser prefeito" (ênfase/subtítulo:_"Acusado de favorecer grupo português em seu primeiro governo, Juan Garcia tentará retornar à Prefeitura de São Sebastião pelo PMDB"). 

Trechos da matéria
(link acima e foto pode ser ampliada)
Ele tentou a reeleição em 2008, mas acabou derrotado pelo atual prefeito, Ernane Primazzi (PSC). A gestão de Juan --na época, filiado ao PPS-- foi marcada por denúncias de corrupção. Na principal delas, o ex-prefeito foi acusado de tentar favorecer o grupo português Riviera com alterações no Plano Diretor do município, flexibilizando restrições para empreendimentos imobiliários dos investidores. A Câmara de São Sebastião havia rejeitado as contas de 2006 do ex-prefeito, o que poderia enquadra-lo na Lei do Ficha Limpa. No entanto, a Justiça derrubou a decisão.

OPINIÃO
No que se refere as Contas do Exercício Financeiro de 2006, o jornal cuidou de contar metade da história, mas faltou um pedaço -e eu conto agora. A Justiça tornou nulo os efeitos da votação parlamentar que rejeitou suas Contas -e a Câmara acatou. Mas, é importante dizer que os procedimentos foram reiniciados pelo Legislativo, de acordo com as regras do jogo, e JUAN GARCIA aguarda que a matéria seja posta na pauta de votações da Casa, já que os prazos e os procedimentos para sua tramitação estão em ordem. Apensado as Contas referentes ao ano de 2006, há também as Contas do ano de 2008. Nesse sentido, havendo nova rejeição dos vereadores sobre suas Contas, ele estará, por um ângulo de entendimento jurídico, automaticamente enquadrado nos preceitos da Lei Ficha Limpa; logo, inelegível. Comentei sobre essa possibilidade em 18/02, em comentário postado neste blog, sob o título:_"Ficha Limpa! E agora?". Dessa forma, entre outras questões que precisam ser melhor explicadas no escopo desta matéria do jornal, faltou este registro. Desculpem, mas precisava dar essa enfatizada no enredo.
É o jogo!
-
21horas        -           adelsonpimenta@ig.com.br 

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"