TENÓRIO FALA AO BLOG SOBRE TV CÂMARA

Olá, como vai?
Conversei um pouco com o Presidente da Câmara de São Sebastião, MARCOS TENÓRIO, para tomar pé da informação que circula sobre a possibilidade de implantação de uma TV Legislativa no município. Segundo o Presidente, o papo é à vera, e deverá estar sendo assinado nas próximas horas um Termo de Parceria entre as Câmaras Municipais de Caraguatatuba e São Sebastião. Na verdade, é um direito de cada Casa ter a liberação de um canal televisivo para a transmissão de seu conteúdo, mas, por conta de questões técnicas em relação ao sinal digital - que termina demandando muito tempo, a orientação da Câmara Federal e do Ministério das Telecomunicações, no sentido de dar celeridade aos procedimentos para essa aquisição e utilização, está no estabelecimento de parceria institucional. E é isto que narrei. Tudo está sujeito a prazos e como a Câmara de Caraguá já tem a sua disposição o canal, mas não tem pretensão imediata de veiculação, poderia também terminar perdendo a outorga, tendo de refazer todos os procedimentos. 


O acordo, segundo o vereador sebastianense MARCOS TENÓRIO, consiste em liberar à priori a transmissão em 24 horas de utilização do canal. Se, porventura, nalgum tempo, o Legislativo de Caraguá decidir também fazer uso do canal cedido, o espaço será redefinido para que cada Poder utilize 12 horas de exibições. Isso, eventualmente ocorrendo, também forçará uma readequação dos horários das Sessões legislativas nas duas cidades, para que não hajam conflitos na transmissão. Uma solução técnica também está sendo buscada para o caso. Perguntei ao Presidente da Câmara sobre os custos de implantação e manutenção das atividades operacionais do canal televisivo, e TENÓRIO me disse que a Câmara deverá contratar uma empresa para fazer um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica do projeto, de maneira que se conhecerá os valores questionados, e adiantou que tudo será tratado no maior grau de transparência possível. A ideia de transmissão a receptores de plataforma móvel, como smartphones, tablets e afins, o deixa extasiado. "É aproximar cada vez mais o mandato do eleitor", disse TENÓRIO.

A transmissão será em canal de TV aberta e convencional com sinal digital, portanto, a abrangência será das mais importantes. Lido com transmissões de emissoras legislativas municipais há algum tempo, e já tive programa televisivo em canal comercial e comunitário da NET/Angra, portanto, ainda que mais restrito aos assinantes, pude conhecer a força da televisão, é realmente algo muito interessante. O prazo para a apresentação do projeto ao Ministério das Telecomunicações expira no próximo dia 20 e, por conta disso, as várias reuniões que TENÓRIO e sua assessoria estão participando para destravar os nós da questão. A possibilidade de que tudo aconteça dentro do previsto entusiasma bastante o Presidente  do Legislativo sebastianense. Ele finalizou me dizendo que há determinação para que o corpo jurídico busque conhecimento da legislação pertinente, e que tem expectativas de que o seu aliado político, o Prefeito ERNANE PRIMAZZI,  com venha a estabelecer parcerias para que o Poder Executivo também amplie a socialização de suas informações e Prestação de Contas. O vereador foi bastante solícito comigo e creio que este assunto renderá ainda mais algumas postagens neste blog e matéria nos jornais interessados na matéria.
Fonte foto-ilustração: Google / Rede Globo
-
00h55min.     -     adelsonpimenta@ig.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"