COOPERATIVA DE PESCADORES PRECISA JUSTIFICAR PREÇOS

Oi gente, boa tarde.

Noutro dia eu comentei no Facebook sobre a minha estranheza em ter ido comprar camarão na Cooperativa dos Pescadores no bairro de São Francisco, em São Sebastião/SP, e ter constatado que o preço praticado era de apenas $ 2 a menos que o valor cobrado nas duas outras peixarias comerciais do bairro. Isso foi numa quinta-feira. No sábado, já estando em Angra/RJ, fui ao Mercado do Peixe, no Centro da cidade, e comprei o mesmo camarão pela metade do preço. Você, talvez desatento, pode até perguntar qualquer coisa, tipo: E daí?


Bem, é este o ponto em que pretendo comentar. Ora, a Cooperativa goza de auxílio direto dos cofres públicos, assim como os seus associados. Há benefícios e subsídios sendo concedidos, justamente para que o pescador tenha as condições mínimas e necessárias para negociar seu produto. O pescado não tem um valor fixo, é bem verdade, mas, dada a estrutura providenciada e outros investimentos que estão sendo direcionados ao setor cooperativado, não é justo com o consumidos nem leal com os concorrentes comerciais os preços que estão sendo praticados sobre o pescado na Cooperativa. As demais peixarias arcam com despesas fixas, tais como funcionários, quem sabe aluguel, luz, água, transporte, gelo, enfim. A Cooperativo é diferente. Além do papel do atravessador no negócio, que, no caso da Cooperativa, não há; portanto, os preços praticados são proibitivos.

Não sei exatamente quais são os critérios do estatuto da Cooperativa dos Pescadores, mas, por exemplo, conversando com pescadores da cidade que não são associados a Cooperativa, portanto não usufruem da mesma estrutura, encontrei ofertas bem mais justas sobre o pescado, preços de camarão bem menores. Os representantes da Prefeitura, que tem nesta gestão, fundamentalmente, dado todo auxílio possível ao setor e à Cooperativa, creio eu, precisam sentar à mesa com a diretoria e com os pescadores para saber o que está havendo. Não pode continuar acontecendo isso, é anormal. Tornarei a tecer algo acerca do assunto.
-
14h31min.     -     adelsonpimenta@ig.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"