NOTAS DO BLOG


Wagner conversa e blog dispara em acessos
I
No dia 24/11, publiquei "Wagner, o aspira da vez", reportando trechos de uma prosa política que tive com o atual secretário de Governo de São Sebastião, Wagner Teixeira. Ele é filiado no PV e pretende ser candidato a prefeito em 2016. Cabe questionamento sobre sua condição jurídica, e fiz essa pergunta para ele. Wagner assegura que seus advogados lhe disseram para tocar seus projetos eleitorais para frente, que não haverá qualquer impedimento. Ele então faz isso e escolheu o tucano Felipe Augusto como alvo, numa clara tentativa de tentar polarizar a disputa. Pois bem, essa postagem, até o momento, é a que surpreendentemente bateu todos os acessos do blog e da página Pimenta na Política (Facebook). Impressionante a repercussão. Esta postagem superou a que tratava da cassação do prefeito em primeira instância. 

Opinião
Pretendo conversar com outros políticos acerca do assunto. Sem dúvida o processo eleitoral de 2016 mexe muito com o interesse dos leitores, do cidadão eleitor da cidade. Há muitas especulações, o que é natural, até mesmo porque falta ainda muito tempo para que as coisas aconteçam. Na verdade, a antecipação é algo relativamente novo. A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal é parte desse jogo de interesses pelo qual os partidos estão envolvidos.

Justiça do Rio suspende licitação da Petrobras 
a pedido da Prefeitura de Macaé
II
Matéria do O Globo (26/11), informa que a Justiça do Estado do Rio de Janeiro concedeu liminar, no último dua 25/11, suspendendo a licitação da Petrobras para contratar operação logística portuária para atender as Bacias de Campos e do espírito Santo. A decisão assinada pelo Juiz Josué de Matos Ferreira, da 2° Vara Cívil de Macaé, atende a pedido da Prefeitura da cidade fluminense, por meio de Ação Cautelar entregue à justiça. A prefeitura de Macaé alega que a licitação restringiu a participação de competidores. Além disso foi estipulada uma sobretaxa para operações em pontos específicos, menos para o Açu. 

"Foi um processo de muito pouca transparência. Sequer ficamos sabendo. Constava uma sobretaxa para operações em Macaé de 17%, enquanto no (Porto do) Açu seria de zero. A Petrobras precisa explicar como calculou essa taxa", disse o prefeito Aluízio dos Santos Junior.


Opinião
Esse caso é particularmente interessante; primeiro pelo fato de uma prefeitura interferir de forma direta sobre a licitação de uma estatal; segundo, porque abre flancos para que o setor jurídico da Prefeitura de São Sebastião ganhe fôlego para questionar a situação tributária - sobre a tese defendida pelo prefeito de São Sebastião/SP, Ernane Primazzi, quanto ao beneficiamento do petróleo que é feito na cidade, com a decantação.

Festa do Coral da Assembléia de Deus
III
Ontem, domingo (30/11) fui prestigiar a Festa do Coral da Igreja Evangélica Assembléia de Deus do Ministério de Santos, em São Sebastião, na sede, no Centro da cidade. Que linda organização. Os coralistas estão de parabéns, comemorando mais de 40 anos de existência. Perfeitos louvores. Desde criança que acompanho o trabalho feito por este grupo. Hoje são poucas igrejas que tem um coral em atividade. Gostei muito. Nenhuma autoridade foi prestigiar o evento neste dia.

Entrevista com a Secretária de Cultura e Turismo repercute
IV
A entrevista que fizemos, eu e a jornalista Marina Veltman, para nosso programa na TV Costa Norte (Bertioga), com reprodução em nossa página Pimenta na Política (Facebook), com a Secretária da Prefeitura de São Sebastião, Marianita Bueno, (Cultura e Turismo), foi suficiente para mostrar que esta é uma das áreas mais sensíveis do Governo. Pelas redes sociais e por e-mail surgiram - e continuam acontecendo diversas manifestações de apoio, críticas e com sugestões. Por esta razão, vamos abrir um canal de perguntas para que os leitores deste blog possam formulá-las e levaremos até a secretária para que responda. É uma forma de interagir. É o direito de um e o dever do outro.

TV aberta na região do Litoral Norte, exclusiva
V
Tá quente, quase incendiando, a possibilidade de haver uma canal aberto de televisão voltado exclusivamente para a região do Litoral Norte Paulista, com cobertura inicial sobre as cidades de São Sebastião, Caraguatatuba e Ilhabela. O Sistema Costa Norte de Comunicação promete vir com força total. Já há estudos de viabilidade técnica e econômica preparado. A previsão inicial é para que em maio/2016 as instalações já comecem a ser feitas, com afixação de torre, definição de equipe e estabelecimento de estúdio. O plano de trabalho já está sendo confeccionado. Mas, como coisa boa não vem só, o jornal  Costa Norte (versão impressa), também deverá ganhar páginas exclusivas para cobertura jornalística sobre a região. este deverá chegar antes. É o que afirma o empresário Reuben Nagib Zaidan.

Opinião
A notícia é a melhor possível. A região está sem cobertura específica de mídia televisiva. Se concretizando o previsto, possivelmente a próxima eleição municipal nesses municípios terá horário de propaganda eleitoral também na TV, e os debates podem ganhar ainda mais em interesse popular, o que democratiza o pleito e torna mais clara a condição e o preparo de cada candidato. Há diversas coisas acontecendo na região, logo, sob todos os aspectos analisados, o informe é excelente. A Câmara Municipal e a Prefeitura de São Sebastião também tem pretensões de buscar um canal próprio de TV.

Duplicação da SP-55 (Rio-Santos)
VI
Nota da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo (13/11) informou que o Governo do Estado de São Paulo pretende licitar obras para a duplicação da SP -55 no Litoral Norte. Serão duplicados trechos entre Santos e a divisa de Ubatuba com Paraty, com acostamentos, túneis e passarelas. No portal da Prefeitura de Ubatuba, consta a informação, de 28/11, de que durante a reunião do Conselho Municipal de Turismo o prefeito Maurício (PT) anunciou a publicação do edital de abertura da licitação de duplicação de todo o trecho urbano da BR 101 (Rio-Santos) em Ubatuba. recursos do Dnit (Sup. Reg. de SP).

Opinião
Sem dúvida, uma grande notícia. Eu utilizo esse trecho rodoviário em meus deslocamentos constantes e tenho acompanhado o estrangulamento de sua capacidade de escoamento. A fartura de crédito e incentivo à compra de automóveis fez com que muitas pessoas passassem a adquirir esse tipo de bem. Há famílias que possuem mais de um automóvel, além de outros veículos de locomoção. A duplicação dessa rodovia é realmente importante e necessária. Não está explícito se tais investimentos serão acompanhados da colocação de praças de pedágio, o que será terrível. 

Outra preocupação pertinente é com a especulação imobiliária, a ocupação irregular e desordenada do solo urbano e, consequentemente, graves problemas de ordem urbanística e ambiental. É preciso sim que as cidades se cerquem de cuidados para que esse tipo de ocorrência seja punido. Ações preventivas e fiscalização constante é o melhor remédio. estranho, por fim, o fato de o Governo do Estado buscar financiamento para esta obra no Banco Mundial e anunciar tudo num só pacote, e, ao mesmo tempo, o Dnit dizer que esse trecho de Ubatuba é com ele. É isso.
-
12horas    -    adelsonpimenta@ig.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GLEIVISON É "MANÉ"

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DE SÃO SEBASTIÃO É LEGAL, SEGUNDO O MP