DEPUTADO 'MANÉ' CAPACITA O PP

Seu desafio está na construção de um grupo opositor forte e "unido" em São Sebastião, para enfrentar um grupo político que tornou máquina pública municipal, superavitária, bilionária



No último sábado, dia 16, o Partido Progressista - PP realizou um evento em São Sebastião, o 'Capacita', organizado na estrutura do antigo Camping Pinon, no Topovaradouro, ou, como dizíamos antes, no 'Topo de lá'. 

Acessehttps://www.facebook.com/reel/1352550185659884

Fui convidado pelo vereador Daniel Simões. Lá estive.

Prestigiado por políticos de muitas cidades, vereadores do Guarujá e Ubatuba, o Prefeito de Taubaté, entre outros, e, claro, pretensos candidatos a Prefeito de São Sebastião.  Praticamente todos os nomes que se dispõem previamente à disputa na cidade que sediou o evento estavam por lá.

O Deputado Federal 

Maurício Neves, conhecido como "Mané", que preside o Partido Progressista - PP no estado de SP, tem articulado a construção de sua base à disputa da próxima eleição municipal, como todo dirigente partidário está fazendo. É debutante no exercício de um mandato eletivo, sempre atuou nos bastidores. Pela 'oposição' há muitos pretendentes - e estes buscam o cacife de sua legenda para viabilizar suas candidaturas, afinal, o PP está entre as 3 maiores forças do país, com enorme receita partidária (Fundos: Partidário e Eleitoral) para custear as campanhas.

No caso de Caraguatatuba, a definição pelo nome do Coronel Stanellis para representar os interesses da legenda permite que o pré-candidato seja  único nome já colocado nesse momento na cidade, e venha trabalhando essa condição. Por lá está resolvido.

Para São Sebastião, cidade onde o deputado parece ter casa, tem amigos e história de convivência, há, por hora, uma só definição: o PP será oposição. Até isso pode mudar, afinal, o velho jargão de que 'a política é dinâmica' se mantém. Mas, sob sua liderança, há uma pré disposição pelo lançamento de um nome próprio para a disputa à majoritária da cidade. E é justamente aí que os pés que deveriam estar no acelerador, se mantém nos freios.

Os Pré-Candidatos

Juan Garcia, experiente político, talhado pelo teste das urnas, ex-prefeito da cidade, esteve no evento, mas, sua conversa direta com o deputado ficou para à posteriori - numa outra agenda, talvez em SP. 
Gleivison Gaspar, que disputou a última eleição municipal pelo MDB, partido onde permanece filiado, foi prestigiar também o evento. Os rumores davam conta de que seria feita sua filiação naquele evento no PP. Ele negou.
Wagner Teixeira, atual vereador, que já foi vice-prefeito da cidade, experiente nesse processo, também tem um "acordo" sendo costurado para ser o candidato pelo PP, mas, demonstrou certo desconforto com os rumos que as coisas estavam tomando. Direto em seus posicionamentos, chamou o deputado de lado, tiveram longa conversa e um novo encontro entre ambos teria ficado acertado.
Diogo Nascimento, assessor parlamentar, ex-vereador (suplente que assumiu o mandato por um bom tempo), foi outro político que circulou pelo evento empunhando pretensões de ser alçado à condição de candidato do partido. Está se movimentando bastante nos bastidores.

A Política

A próxima eleição municipal será somente no período final ano que vem, 2024, mas, inegavelmente está bastante antecipada a disputa pelos quadros que se apresentam pela oposição. E não há nenhum sinal por enquanto de que essa força opositora caminhará unida, num só bloco. Há muita coisa em jogo.

O PP tem feito pesquisas de opinião para consumo interno. Outros partidos e até grupos de interesse idem. Os governistas não são diferentes. A disputa eleitoral está cada vez mais profissional. 'Mané' não é o único que está farejando o Poder local, há outras forças também, inclusive há no meio empresarial  gente poderosa que também só pensa naquilo. 

Tudo muito cedo ainda para cravar resultados, tanto pela distância da eleição quanto pela indefinição de nomes e propósitos. A oposição, assim como os governistas, tem seus desafios. 'Capacitar' é uma porta escolhida o progressismo, que enfrentará um Governo podrosamente financiado por recursos que conquistou extraordinariamente com os royalties do petróleo.

Para a oposição cabe a crítica bem formulada e o poder de fazer o povo sonhar com suas propostas, especialmente em São Sebastião onde o Governo já cerca as regiões por tapumes - gerando expectativas na população sobre quando da retirada desses e os resultados de seus investimentos para a coletividade.

O PP, que tem vários pretendentes,  busca um nome. A oposição, que tem vários nomes, busca um partido. O evento é coisa de deputado, que de 'Mané'. só tem a alcunha.

É o jogo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"