CASAS POPULARES PARA MORADORES DE ÁREAS DE RISCO

O jornal 'O Vale' (16/01) traz uma matéria que merece um comentário à parte, sob o título:_"Governo quer ação conjunta para desocupar áreas de risco". O foco está na declaração do Governador de São Paulo, ALCKIM, de que dará início a um projeto conjunto com os municípios para acabar com as moradias em áreas de risco na região, tendo por meta a construção de casas para esses moradores. A idéia teria sido incentivada á partir da criação da RMVale (região Metropolitana do Vale do paraíba e Litoral Norte). Um trecho importante da matéria não pode passar sem ser percebido, quando diz que "as prefeituras da região deverão apresentar mapeamento das áreas de risco". Na última sexta-feira (13), a Prefeitura de São Sebastião emitiu 'release' dando conta de que o Prefeito da cidade, ERNANE PRIMAZZI participou, na sede do Governo paulista, da assinatura de Convênio para a construção de moradias populares, num evento em que celebrou uma parceria entre os Governos do Estado e o Federal para a construção de 97 mil moradias populares no estado de São Paulo. 

Trecho da 'Nota Oficial'
De acordo com o prefeito Ernane, em relação a habitação no município, uma área já foi doada para o Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, onde estão previstas à construção de 120 casas populares. Além dessas, mais 300 moradias poderão ser viabilizadas através do CDHU, em uma área desapropriada no bairro do Jaraguá, e outras 50 já estão prontas no bairro da Enseada, costa norte do município. “É muito bem vindo o acerto proposto por essa parceria entre Estado e União, quem ganha é a população”, finalizou.
-
Mas, vale lembrar, que a construção dessas moradias não atende necessariamente a cobertura do déficit habitacional existente, embora ajude e muito no processo de segurança das pessoas em áreas de risco -demobilizando-as e dando-lhes um lugar digno para morar. Outro detalhe está na exigência de que o município providencie o mapeamento das áreas de risco. Excelente medida, mas é preciso haver apoio do Estado. Falarei um pouco mais sobre isso, em nova postagem. 
-
15h34min.        -        adelsonpimenta@ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"