LI UMA PESQUISA ELEITORAL/2012

Algumas pessoas do círculo político sebastianense, tendo por meio um amigo em comum, me convidaram para fazer uma leitura sobre os resultados de uma pesquisa de opinião pública realizada nos últimos dias em São Sebastião, sob encomenda de um partido político para 'consumo' interno, ou seja, não se trata de uma pesquisa para divulgação mas para servir de substrato à orientação da equipe de coordenação deste grupo político partidário -no que se refere as próximas eleições municipais. Por ter sido um convite pessoal e por ser algo implícito às estratégias desse grupo, não me permitierei a falar sobre o cenário encontrado (em termos de números, indicadores, enfim), nem declinarei sobre qual grupo falo nem tampouco sobre o instituto que realizou a pesquisa e sua metodologia aplicada. 

Minha leitura (para o blog)
Pelo que li de toda a estratificação social concebida e resultados metodológicos e aferições do consciente crítico da opinião pública sobre este conteúdo eleitoral, posso dizer o seguinte:_ os partidos políticos e seus pretensos candidatos estão muito equivocados quanto ao anseio e expectativa da população sebastianense. Estão, penso eu, com toda a modéstia, analisando cenários de forma equivocada, definindo linhas de ação em termos de comunicação de forma precipitada e estão se mantendo muito longe de conhecer a razão de pensamento coletivo sobre as questões políticas esperadas. Em suma, os analistas de cada grupo, ao menos é o que tem parecido, estão se prendendo a nomes de pessoas, enquanto o pensamento coletivo está em busca de uma outra coisa, mais conceitual -que antecede a busca por nomes, meramente. Foi o que entendi ao ler as pesquisas que me foram mostradas. Mas, vejam bem, minha opinião pode ser isolada, pois nem mesmo o estatístico, o cientista social e os representantes do partido tinham feito leitura semelhante a minha. Pode ser que que eu esteja viajando na questão e todos eles estejam certos, mas me manterei ainda mais convicto de que o eleitor sebastianense está em busca de algo mais que a escolha desse ou daquele nome para ser o próximo governante, e estou certo de que a eleição que se avizinha está muito...mas muito longe de poder ser dada com seus resultados estimadamente definidos. 
Espero ter contibuído com o processo e continuo à disposição do bom debate.
-
foto extraída do 'Google', aleatoriamente
15h30min.       -        adelsonpimenta@ig.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"