CODIVAP: ERNANE ARTICULA SOLUÇÕES


No discurso de posse na presidência do Codivap, o prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, do PSC, disse que faria algumas coisas importantes, entre as quais, levar o Ministro das Cidades em uma reunião do colegiado de prefeitos; que, em parceria com o Condemat,  realizará em setembro um seminário sobre modernização de gestão e capacitação, com apoio do Tribunal de Contas do Estado; e que se dedicaria à questão do abastecimento de água. 

Kassab já esteve na reunião do Codivap, a parceria com outros órgãos e instituições para a qualificação de pessoal está sendo feita, e esta semana esteve com o governador do Rio, o Pezão, do PMDB, em companhia do prefeito Carlinhos de Almeida, de São José dos Campos, do PT, e do prefeito de Aparecida , Antônio Marcio de Siqueira, do PSDB. Ele segue rigorosamente o roteiro que anunciou no evento de posse.

Dessa vez, apesar da particularidade entre o que a Petrobras tem feito com o Estado do Rio e o Município de São Sebastião, depositando tributos devidos em juízo, a pauta foi o fornecimento de água do rio Paraíba. Hoje a água chega à estação de tratamento do rio Guandu, onde são tratados 45m³ por segundo, sendo que são jogados 100m³ por segundo. A causa do acúmulo se deve às indústrias da região, conforme diz Nota da Prefeitura sebastianense.

O informe oficial dá conta de que o governador do Rio de Janeiro afirmou que já está em andamento um trabalho que vai minimizar o problema. Estas obras devem terminar dentro de 60 dias. Trata-se de um estacamento que impedirá a entrada de água salgada na estação de tratamento. Uma segunda obra deverá acontecer para baixar o nível da água do rio Paraíba, diminuindo assim o ponto de captação. Basicamente deverá diminuir a quantidade de água, antes que chegue à estação de tratamento.

O prefeito Ernane preside o Codivap e comanda uma cidade que faz parte da RM Vale e Litoral Norte, de maneira que, assim como alertei em postagem passada, precisará também, em algum momento, penso eu, ter que buscar uma discussão pelos interesses econômicos da cidade e região, seu desenvolvimento integrado e a possível competição desigual que propõe Caraguatatuba com isenção fiscal, podendo ainda impactar as cidades vizinhas e gerar maiores problemas de ordem social.

O que não falta é assunto para a Codivap e para Ernane.
-
20h10min.    -     adelsonpimenta@ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"