IMPRENSALIVRE: "ITATINGA, UM BAIRRO POBRE"

O mais tradicional diário de circulação no Litoral Norte Paulista (instrumento importante que me serve de fonte de informação também), o 'ImprenaLivre', trouxe uma manchete estampada em sua publicação (nas bancas) que despertou minha atenção- com a manchete considerando o bairro 'Itatinga', de São Sebastião, como um local 'pobre'. No entanto, na edição eletrtônica a manchete não trouxe a mesma conotação. Enfim, o fato é que minha caixa de entrada de e-mails está abastecida de implicações populares que -na mais singela das acusações contra o jornal- o consideram preconceituoso, ao extremo. E meus honrados leitores pedem a minha opinião acerca desse evento. Como tenho respondido aos contatos feitos, um por um, discordo da avaliação jornalística observada na capa do jornal, mas gostaria muito de conhecer os critérios de avaliação de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e outros indicadores sociais (utilizados pelo IBGE, Ipea, FGV, entre outras instituições), que supostamente tenha servido de estudo e pesquisa pela mídia de referência para compreender tão forte expressão utilizada pelo diário. O fato é que no bairro do Itatinga (que conheço bem, desde minha infância) é um lugar de população economicamente ativa (receio que parte considerável atue mais na informalidade), tem linhas de ônibus, comércio, escola (não disponho de estatísticas oficiais quanto ao nível de escolaridade nem grau de aprovação e repetência, tampouco sobre a evasão escolar); entretanto, tem acesso a água encanada; e no que tange a saneamento básico, a situação não difere-se muito do restante do município- já que o próprio prefeito disse (há alguns poucos meses) que apenas 30% de toda a extensão municipal possui cobertura dessa agenda. Assim sendo, e por outros motivos que me tomaria mais espaço -em tese- desnecessariamente, desconheço as razões pelas quais a redação do 'Imprensalivre' se permitiu a tal afirmação, mas creio que a cobrança dos municípes seja perfeitamente compreensível e plausível. Como entendo que o editorial do jornal deva trazer à luz as razões técnicas pelas quais tenha se embasado para tal afirmativa na capa de seu importante jornal.
-
12h32min.                   -                          adelsonpimenta@ig.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"