ERNANE NÃO SÓ GANHOU, DERROTOU OS ADVERSÁRIOS


ERNANE, Prefeito de São Sebastião, não só conquistou a releição. Não, tratar sua vitória  assim é diminuir a importância do trabalho político que ele fez contrariando as muitas vozes dissonantes internas, e fugindo absolutamente do tradicional, da coisa mecanizada que vimos em todas as eleições. ERNANE, mais que ganhar a eleição, derrotou seus adversários - e esta é uma leitura. Outra possível é a de que, ao entrar para a história como o único Prefeito reeleito da cidade, podemos ter uma compreensão de que tenha sido um caminho natural, mas não foi - e esta é outra leitura, a de se fazer política de um jeito diferente. 

Quando ERNANE venceu a eleição em 2008, seu grupo agregava toda heterogeneidade da política sebastianense, um batalhão ávido por apresentar uma coisa diferente da que estava no poder, sob a batuta do ex-prefeito JUAN GARCIA. Naquele pleito, alguns meses antes da eleição, ERNANE estava muito longe de ser dado como um candidato competitivo e que fizesse frente ao então Prefeito JUAN que concorreria à reeleição. Os índices, por mais que não se confiassem, davam ao JUAN larga vantagem. Porém, faltando poucas semanas para o grande dia, o cenário eleitoral já era outro e ERNANE já despontava como alguém que de fato podia tirar a vit´pria do ex-prefeito. Noves fora, ERNANE eleito.

No governo, ERNANE começou a imprimir sua digital e esta terminou por aproximar pessoas que gostavam, e a afastar "aliados" insatisfeitos pela forma e pela velocidade como as coisas andavam, ou porque tiveram suas expectativas frustradas, talvez por não serem tão republicanas assim. Mas, ERNANE manteve-se firme em sua linha de gestão, e os intempéries começaram, entre os quais, destaco:
a) Falta de uma transição administrativa;
b) Queda brusca na arrecadação com os royalties do petróleo;
c) Muitos processos judiciais de autoria da oposição contra investimentos;
d) Contratos públicos na saúde que ele mandou romper por não estar satisfeito com os serviços;
e) Concessão vencida com a Sabesp, e letargia nos investimentos na pasta de saneamento, até que se resolvesse tal imbróglio, e ERNANE não aceitava fazer às pressas, queria discutir mais amiúde;
f) Prazos para resolver a questão dos resíduos sólidos, e nenhuma solução deixada ou discutida pelo antecessor;
g) Projetos do Governo do Estado (porto e Contorno) em discussão, com real possibilidade de se afetar diversas residências:
h) Veto presidencial do ex-presidente LULA sobre o projeto que versa sobre nova divisão  dos royalties do petróleo, que tramita no Congresso Nacional e pode tirar receitas significativas dos cofres públicos, enfim.

Dada essa conjuntura, ERNANE se dedicou a gestão e deixou a política de lado, priorizou essas agendas e quase paga um preço eleitoral alto. Na rabiola dessa ausência política, nasceu o nome de dois novos candidatos, um do PSDB e outro do PT, além da expressão oposicionista do ex-prefeito JUAN GARCIA. Não mais que um ano atrás, algumas leituras extra-oficiais davam ERNANE com 4% de aprovação política e seu principal adversário na casa acima dos 40%. Ainda assim ERNANE se manteve na busca de soluções para as agendas e lançou pacotes de novos investimentos. Por fim, já na eleição, o seu atual vice-prefeito, WAGNER TEIXEIRA, e também candidato à reeleição, renunciou em face de problemas que resolve com a Justiça, tendo optado por preservar as condições legais da disputa sem que pudesse eventualmente trazer prejuízos futuramente. Não abalou sua campanha, deu gás. As pesquisas já indicavam uma outra realidade, com ERNANE tendo virado o jogo, agora com dois adversários que o ameaçavam, mais dois periféricos que podiam surpreender. Por questões como estas é que digo, mais que ganhar a reeleição, ERNANE se consolida como uma liderança política e derrota seus adversários, sempre em companhia de WAGNER TEIXEIRA. Uma vitória de gente grande, com 'V' maiúsculo, está legitimado pela outorga do voto popular para manter sua linha de paz no governo, desenvolvendo a cidade. Há muitas expectativas sobre seu governo neste segundo mandato.
Parabéns aos concorrentes, é hora de buscar o melhor para São Sebastião.
Parabéns ao Prefeito ERNANE, ao WAGNER, ao Dr. ALDO e toda sua equipe.
É a minha leitura, acato outras.
-
16h48min.      -        adelsonpimenta@ig.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"