PASSADA A FOLIA...

Há muito que leio grandes escritores dando início aos seus artigos com um ditado popular; não foram poucas as vezes em que meus finados e saudosos avós usavam expressões dita populares para explicar algo, enfim, há algo de energia nisso. Tomando por empréstimo essa mania nacional, começo usando o ditado popular de que "o ano só começa depois do carnaval". Óbvio que não é bem assim que as coisas funcionam. Ou é? rs


A região do Litoral Norte Paulista está no centro das atenções de importantes e vultuosos investimentos privados e estatais. Há queixumes à serem considerados nos valores que estariam sendo oferecidos pelo empreendedor do projeto Contorno aos proprietários de imóveis das áreas à serem desapropriadas. Os resíduos sólidos, matéria que foi objeto de conversas inaugurais consorciadas, hoje é assunto individualizado. Um equívoco de gestão. O Plano Diretor de Caraguá terá que ser revisado, em face das transformações urbanísticas mais recentes e afunilamento de agendas que deviam ser regionalizadas. O Plano Diretor de São Sebastião chegou à Câmara, e deverá ser alvo de mais participação popular, já que carrega a digital social do Condurb, principalmente. A Lei de Uso e Ocupação do Solo é outro instrumento que carece de abordagem. Enfim.

A audiência pública para discussão do projeto de expansão do Terminal Aquaviário da Transpetro - o Tebar, foi suspensa. Corre nos bastidores a informação de que há uma conversa institucional entre os empreendedores para que seja contemplado no projeto de expansão do Porto. Na edição de sábado (8), o jornal 'Estadão' trouxe uma matéria de Mauro Zanatta informando que "Sob pressão do TCU e de decisões judiciais liminares, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) decidiu refazer o processo de licitação de portos, entre os quais, o de São Sebastião/SP". Isso pode alterar as coisas, já que o Plano Diretor de Logística da Petrobras para o Pré-Sal prevê a ampliação do Tebar. Já ocorreu certo atraso no cronograma da empresa e sua subsidiária, quando a Cetesb havia desconsiderado equivocadamente a necessidade de um EIA_Rima para o empreendimento. Conserto feito pelo Comdurb.

É ainda perfeitamente possível haver aumento de tensionamento social e fissura política no Legislativo. Há um vereador de oposição, o Gleivison Gaspar (PMDB), que, a meu ver, deve ser submetido ao Conselho de Ética da Casa. Seu partido, mesmo tendo no ex-prefeito da cidade, Juan Garcia, o segundo candidato mais bem votado nas últimas eleições municipais, mostrou-se incapaz de fazer bancada na Câmara, tendo feito apenas um assento. O PSDB, que gravita entre ser imparcial e oposição, tem se posicionado de forma confusa em várias discussões públicas, já que nem sempre há unidade de direcionamento nos discursos e no voto dos vereadores Reinaldinho e Jair Pires. Cada qual com sua convicção, nem sempre definidos pela mesmo orientação partidária. A ausência ou omissão de Felipe Augusto, terceiro colocado na últimas eleições municipais, nos principais debates de interesse coletivo da cidade, de certo modo, deixa o partido ainda mais vulnerável às especulações quanto ao seu futuro.

Pela base governista, há riscos de desidratação, visto que ao menos três vereadores, sendo Solange, Ercílio e Simei trocaram de legenda. Muito café terá que ser tomado para que as coisas não desandem, e chá de vez em quando se os nervos se aflorarem - em ano eleitoral tudo é perfeitamente possível. O Prefeito da cidade, Ernane Primazzi, segundo soube, em reunião de secretariado neste fim de semana, teria definido a linha de ação de seu governo e deverá começar pelo período de entregas de obras públicas à população, assinatura de novos convênios, abertura de novas licitações e por aí vai. Há, por todos os lados, preocupação com a atração de partidos políticos. Se o Presidente da Câmara, Marcos Tenório, conseguir cumprir os prazos, a TV Câmara poderá veicular propaganda eleitoral, o que faz aumentar e muito o cacife dos partidos na cidade.

Além de todos esses ingredientes, ainda há pendências na Justiça.
Passou o carnaval, começam os trabalhos. É o dito popular.
-
13h21min.     -     adelsonpimenta@ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"