COMO AGE O PSDB PARA FAVORECER OS SEUS


A história sobre como o PSDB faz é manjada, mas a receita ainda tem dado certo. Às portas de uma eleição o Governo do Estado cria um factoide e dá ampla publicidade nos canais midiáticos para que repercuta onde tem pretensões com seus candidatos. 

Foi, só para citar dois exemplos, quando o Serra inaugurou maquete de uma ponte entre Guarujá e Santos. Isso mesmo, inaugurou uma maquete. E foi também nas últimas eleições municipais, quando soltou Nota à imprensa dizendo que desmobilizaria várias famílias em Áreas de risco e de Proteção Ambiental da Costa Sul de São Sebastião. A cereja do bolo foi ainda dizer que duplicaria a Rio-Santos. 

A bola da vez agora é a próxima eleição municipal. 

Com a volta de Aguilar para o cenário da disputa em Caraguá, o Governador joga uma bóia de salvação ao seu único prefeito tucano na região, Antonio Carlos, anunciando o Hospital Regional. A dúvida se seria em São Sebastião é porque se queria promover o Felipe Augusto, mas, com essa novidade do ex-prefeito caraguatatubense novamente no páreo, a escolha foi lá. Mais vale um na mão que dois voando. 

Mas, como não tem bobo na jogada, tudo foi milimetricamente pensado, especialmente o terreno e sua localização, que será próximo ao Shopping, ou seja, não tão longe da área que o Prefeito de São Sebastião havia reservado para essa construção. O valor estimado para a obra é de R$ 176 milhões e a previsão é que a unidade seja entregue no primeiro semestre de 2018. Observe, começa em ano eleitoral e será entregue depois da eleição. Nada como uma grande obra sendo vista, enquanto se propaga a maquete.

Do compromisso que havia assumido, quase que uma compensação do Governador para São Sebastião e Ilhabela foi pensada. O que seria uma Unidade de Reabilitação Lucy Montoro e um Caps, restou algumas UBS, que provavelmente vai jogar no colo dos prefeitos parte do custeio de manutenção. Presente de grego. Pelo discurso, só o Hospital Regional, aquele que foi dado ao Prefeito de Caraguá com receio de seu adversário na próxima eleição, é que será totalmente bancado pelo Estado. À saber. Se o Aguilar se eleger tenho minhas dúvidas se esse discurso se mantém.

Nada contra, o importante é que se construa mesmo e que não fique só em maquetes e fotos de cerimônias oficiais para anúncio de assinaturas de convênio, mas, é que essa forçação de barra do PSDB na promoção de seus pupilos próximo das eleições soa dirigismo partidário com os investimentos públicos. E quer saber? É do jogo. Mas, a leitura cabe, porque a população tem que ter essa compreensão também. Quando se quer criar uma onda de boas notícias e fotos, faz-se isso. Tática manjada.

Quando o caso é criar um terrorismo, o PSDB faz o que fez com os investimentos da Sabesp -, suspende tudo e espera a próxima eleição com seu  candidato salvador de tudo. As vezes cola. Porquanto, Senhoras e Senhores, atentai-vos, porque a pregação das facilidades virá por aí pelos oráculos das campanhas. 

O Felipe Augusto, aquele que quer ser prefeito de São Sebastião, mas que defende o Hospital para Caraguá, onde tem o prefeito por sogro e ocupa cargo comissionado na Prefeitura, até agora só faz cara de paisagem, como não fosse com ele. Mas, o silêncio também fala. Especialmente para quem tanto quer e nada faz.

É a minha leitura.
-
10h20min.     -     adelsonpimenta@ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"