SUCESSÃO: É A VEZ DE ERNANE MOVIMENTAR AS PEÇAS

Introdução


Em 24/06 deste ano - 2015, publiquei: "Outubro é decisivo". Dali avancei para outra postagem em  30/07, sob o título: "Disputa pelos partidos, encenação e a realidade do jogo". Ambas repercutiram muito. Em 20/08 fiz uma nova atualização acerca do assunto, com: "Eleições 2016: Só falta um nome". O conjunto perfaz um momento da construção desse novo cenário com fins eleitorais. Agora, com as mais recentes movimentações judiciais e políticas, é hora de ir à próxima página desse processo.

Dado o histórico mais recente de minhas abordagens sobre esse processo específico - donde sairá um nome pela ala governista à disputa pela sucessão majoritária, ao Prefeito Ernane cabe um tempo maior para decidir sobre qual será o escolhido. Pelo Governo não há grande problema em se tornar conhecido, porque a máquina proporciona isso. O que uma candidatura desse porte tem que mostrar é algum grau de competitividade - e isso se conhecerá com o nome posto à prova da opinião pública. As prévias, entre outras coisas e forma, serve também para isso.

No último sábado, 19/09, foi a vez de mais uma peça
 ser movimentada nesse intrincado tabuleiro. 


O atual Vice-Prefeito da cidade, Dr Aldo, juntou sua fome com a vontade de comer, se filiando ao PTB e de lambuja terceirizou ao seu líder na legenda, o deputado Campos Machado, o lançamento prévio de seu nome à disputa para prefeito em 2016. O prefeito o tem levado a tiracolo para onde vai - quando é evento importante, e também prestigiou o ato deste fim de semana na Câmara Municipal, mas isso está longe de significar que o teatro montado para o espetáculo da democracia garantiu ao ator em cena o papel principal nessa peça dramática.

Da Prefeitura
O grupo político ao qual o Dr Aldo pertence tem também outros postulantes que só pensam naquilo. E são de dentro, do Governo. Fábio, por que não? Ele acumula duas secretarias e conquistou a confiança do Prefeito. Wagner Teixeira, um nome natural que vem trabalhando e se articulando. Urandy Rovha, no comando da poderosa pasta da saúde, também tem lá suas pretensões e uma relação umbilical com o alcaide. Angela Couto, tá na pista pra negócio (como diz a letra de uma música), tendo a seu favor o fato de ser do PSC - o partido do primeiro mandatário.

Da Câmara Municipal
Do Legislativo já se ouviu em alto e bom som a voz do vereador Marcos Tenório dizendo que não será mais candidato à reeleição. Ele pensa em algo maior. Luiz Barroso - o "Coringa" não só mostra, mas entrega sua fidelidade ao prefeito ao garantir no comando da Casa as agendas de interesse do Poder Executivo. Mas, essa tarefa também conta com outro guardião, Onofre Neto, que já se declarou animado à disputa. Todos querem ser eleitos duas vezes: primeiro pelo Prefeito como seu candidato, depois pelas urnas com o voto da população. 

De um Poder ou de outro não importa, mas está se desenhando que os candidatos a Prefeito e Vice sairão desse tabuleiro onde esquadrinha sua estratégia o Prefeito Ernane. Mas, como o mistério é engrenagem desse processo, há uma interrogação também. Enigmático, Ernane não desestimula ninguém a lançar-se. Ouve o que falam e até ensaia um certo ânimo, depois recua e se permite a ver os passos de cada um para se cacifar. Não é certo qual partido dará o linha de frente e o Vice, mas é certo que a oposição espera saber. Mas, o tempo de um não é o de outro. Tem muita coisa para acontecer e todos aceitam os riscos, cada um a seu modo.

É o jogo!
-
23h20min.    -     adelsonpimenta@ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"