ELE FALA... EU AVALIO

O tucano Felipe Augusto, secretário de Governo em Caraguá, cidade onde seu sogro é o Prefeito, usa uma tática - a de não polemizar. Ele anunciou sua pré-candidatura, mas usou um meio digital que não ousou em lhe perguntar coisas que todos querem e devem saber. Uma entrevista calibrada ao índice de pressão que suporta, ou seja, sem contrapontos.Serviu, todavia, para mostrar que o rapaz não tem experiência administrativa, não é empreendedor e vive há anos em cargos de livre nomeação política na esfera pública. Enfim. 

Numa rádio comunitária da Costa Sul sebastianense, quando se discutia a eleição presidencial, o jornalista Helton Romano narrou a fuga do tucano numa prosa que envolvia o petista Fernando Puga. Este foi, o outro não. Não me esqueço.  Por conta dessa inexperiência administrativa, abordou coisas que me chamou a atenção - e resolvi comentar. Afinal, o rapaz quer ser Prefeito. 


Felipe se coloca como parceiro do município. 
Digo eu: Ele é secretário de Governo em Caraguá, logo, defende os interesses daquela prestigiada cidade. É parceiro em quê? O que efetivamente ele fez pela cidade em "parceria"? Não achei uma só notícia de que ele, por exemplo, tenha encaminhado alguma proposta do Município para o Governo do Estado -, que é do PSDB, seu partido 

Quem o entrevistou não desceu a esses detalhes.
Só pra constar: Sabesp, DER, Dersa, Cetesb, Polícia Rodoviária Estadual, Escolas Públicas, entre outros órgãos, são de gestão do Estado.

Temas Locais e Regionais
O PSDB governa o Estado há anos - e tonou decisões recentes que prejudicaram a cidade sebastianense.  
Cabe perguntar: Qual foi a atitude ou mesmo o posicionamento dele diante dessas decisões? 
Por exemplo: O Hospital Regional, a Unidade da Rede Lucy Montoro, o calote da SABESP na execução do saneamento básico em Maresias e Barra do Una,  (lugares da Costa Sul, que é para onde ele se dirige nessa pré caminhada); transtornos causados nas obras do Contorno Sul, (com uma alça de acesso descendo no bairro onde el diz residir e uma pedra da obra caiu sobre uma casa); situação calamitosa da travessia São Sebastião/Ilhabela, (impactos negativos na mobilidade urbana); ausência de efetiva manutenção da Rodovia Rio-Santos, tanto na Costa Norte, como na Costa Sul. 

Nada além de seu ruidoso silêncio.
Eu teria perguntado sobre isso...

Neste assunto com a SABESP, tome nota: A empresa não cumpriu com o básico, ignorou projetos já detalhados, suspendeu investimentos na Costa Sul. 

Infraestrutura Urbana
A gestão do Prefeito Ernane, gostemos ou não, pavimentou ruas como nenhum de seus antecessores em São Sebastião. Foram mais de 200 ruas pavimentadas e outras 46 serão à serem executadas neste ano, 2016, segundo dados oficiais. Com isso, houve valorização imobiliária e melhoria nas vias, que mexem com os indicadores sociais e sobre a qualidade de vida. 
Não custa chamar a atenção: Qual a política pública para aproveitar esses investimentos numa eventual vitória sua? Sobre a revisão da Planta Genérica de Valores de IPTU, discorda? 

Não houve essas indagações.
Eu teria abordado...
Se o caminho não for só o da crítica, como fez outro dia seu sogro, eu também poria no meio da conversa essas questões...

Felipe fala: em acabar o Hospital da Costa Sul. 
Eu avalio: Que bom, é melhor que acabar com o Hospital, já que o mesmo que queria transformar em uma faculdade. Reli notícias da época dando conta de que Ernane precisou parar a obra por responsabilidade na gestão do recurso público. Isso também contribuiu para o atraso no cronograma. 

Porém, a obra já foi retomada e será entregue neste ano. F. Augusto poderia interceder junto ao Governo do Estado para que este cuide do seu hospital (o de Clínicas), ou então cuidar efetivamente do sistema de saúde de Caraguatatuba, pois cerca de 20% dos atendimentos do Hospital são de munícipes de Caraguá. 

O Governo Ernane criou e banca o custeio do SAMU regional. É preciso reconhecer tais avanços. Estão em andamento obras de construção de Unidades de Saúde no Canto do Mar, Pontal da Cruz e a UPA do Centro (em alguns meses São Sebastião terá dois novos pronto socorros (Sul e Centro); além da Reforma e ampliação da UTI do Hospital de Clínicas. 

Em meus alfarrábios e no site da Prefeitura pincei essas informações para ilustrar minha avaliação quanto a falta de conteúdo na suposta entrevista do tucano Felipe Augusto. Fosse eu quem o entrevistasse teria pesquisado essas coisas e perguntado à ele, porque é importante que todos saibam com que perna o pretenso candidato quer andar nesta eleição. Mas, passou. Ele falou, eu avaliei.

É o jogo! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GLEIVISON É "MANÉ"

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DE SÃO SEBASTIÃO É LEGAL, SEGUNDO O MP