CARAGUATATUBA SOB CONTROLE
Na manhã de ontem, 12, intempestivamente, uma entrevista coletiva à imprensa foi feita na Prefeitura de Caraguatatuba, com a bola prestes à rolar nos Jogos Regionais.
A escolha do local, a meu ver, deu a dimensão do caso: o Gabinete do Prefeito. Aguilar Junior, que estava ao lado do Ver Tato Aguilar, Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba não titubeou, agiu preventiva e disciplinarmente determinando uma Sindicância como fórum adequado à ampla defesa e ao contraditório, sem prejulgamentos.
Por denúncia, caiu o Secretário de Esportes, Wenceslau Souza Neto - o "Lelau". E teve efeito dominó, levou mais meia-dúzia de gente com ele às Portarias de exonerações. O substituto será o vereador Vereador De Paula. Este, por sua vez, deverá ser sucedido pelo suplente Tomaz da Mansão - se esse não tiver capivara que o impeça.
E teve mais troca-troca...
Entrou de Bota na Secretaria de Governo o Neto, que substitui o Carlos Cogo - e este não ficou sem casa, assume a Secretaria de Habitação. Na Secretaria-Adjunta de Administração, quem senta no banquinho é o Alan Tripac, e vaza de lá o Léo Macedo para dar expediente na Secretaria-Adjunto de Governo.
Indaguei o alcaide sobre o fato de a denúncia ter origem externa; se com isso acaso teria falhado o Controle Interno. Disse o Prefeito: "Tudo será devidamente apurado, inclusive isso"; e acrescentou: "Já proporíamos a criação de uma Controladoria do Município, este caso só precipitou nossa ação".
O timming da minha pergunta cavou esse informe exclusivo.
Administrações municipais com um quê de modernidade estão adequando suas estruturas administrativas a métodos semelhantes de compliance de setores mais avançados da iniciativa privada; mas, também há um conceito voltado à gabinete de gestão ou escritório de de projetos para subsidiar tecnicamente o gestor público à tomada de decisões.
As ferramentas estão ao alcance, basta querer. E, neste caso, o Prefeito Aguilar Junior, acertadamente põe Caraguá sob Controle.
É a minha resenha
-
01h10min. - adelsonpimentarafael@gmail.com
Comentários
Postar um comentário