FLÁVIA PRECISA DAR UM CHOQUE DE GESTÃO EM UBATUBA



Sua eleição consagra uma virada de página numa cidade que busca recuperar sua credibilidade

Derrotado nas urnas em sua tentativa de reeleição, o Prefeito Délcio Sato já arruma as malas para despachar pela porta dos fundos. Envergonhado, vai tarde e não deixará nenhuma saudade ao povo ubatubense. Uma decepção absoluta. 

Concorreu sub judicie (com julgamento pendente), sob forte questionamentos sobre sua capacidade de governar cidade. 

Sua gestão só não morreu por asfixia porque os vereadores da sua base, comprometidos unicamente com seu projeto eleitoral, lhe deram um respirador para suas Contas - eternizando um estado de emergência, sempre com a esfarrapada desculpa de combate a Covid-19. Lástima.

Se reuniu com seu secretariado na quarta-feira (18), chorou pelo leite derramado e orientou como pegar o banquinho e sair de fininho. Ao menos recomendou a facilitar a transição administrativa, o que é um bom sinal. Antes tarde do que nunca.

A tarefa da nova prefeita, Flávia Pascoal, é árdua. 

Precisa recuperar dois valores subjetivos, intrínsecos à sociedade, quais sejam: A confiança da população e a credibilidade da Administração do Município.

Vai encontrar Ubatuba com carências enormes em termos fundiários; com suas Contas eivadas de problemas junto ao TCE; uma máquina pública desestruturada; demandas intrincadas nos bairros mais periféricos da cidade, em termos estruturais, urbanísticos e sociais, entre outras coisas.

Precisa montar uma equipe de valores técnicos reconhecidos, ter sensibilidade social e restabelecer pontes institucionais e políticas. Urge estancar todos os contratos em vigor, especialmente os que não forem relacionados a serviços essenciais à vida; revisar empenhos, medições de obras, conferir Notas Fiscais / serviços executados, parar investimentos de última hora e definir um novo planejamento á cidade.

Desejamos sorte e recomendamos atenção para não cair em armadilhas, não se permitir ao engodo herdado, ter muito trabalho e capacidade para superar os desafios e encontrar as melhores práticas de governança, técnicas de gestão pública, expansão do grau de transparência e soluções práticas para a vida das pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"