PREFEITOS DO LN QUEREM MUNICIPALIZAR ATIVOS QUE O GOVERNADOR DE SP QUER VENDER

E tudo isso às portas de uma eleição em que o Governador, que não dialoga com os Prefeitos, pretende ser candidato à Presidência da República


Governador João Dória encara duas de suas declaradas medidas em relação a estruturas logísticas operadas pelo Estado no Litoral Norte sob enfrentamentos com os quais provavelmente não contava. 

São Sebastião

Cia. Docas de São Sebastião foi uma empresa criada para gerir o Porto federal na cidade que está sob concessão para o Governo estadual. Sua proposta é privatizar, mas, há questões jurídicas muito maiores, afinal o Porto está concedido, mas, não é uma propriedade do Estado

Há um processo de desestatização sendo providenciado pela União, com os trâmites e a definição de modelo de negócios sendo conduzidos pelo BNDES, o que envolve também o Porto de Santos.

É aí que entra o primeiro desses contratempos com os quais o Governador não contava. 

Recentemente o Prefeito de São SebastiãoFelipe Augusto, que é do PSDB, o mesmo partido do Governador que acaba de vencer as prévias para disputar a Presidência da República, protocolou, mesmo sem explicar para a população em quais bases isso se daria, um pedido de Municipalização do Porto.

Ilhabela

Governo de São Paulo publicou na última terça-feira (30/11) o edital para a concorrência internacional da concessão do Sistema de Travessias Litorâneas, que inclui a travessia entre São Sebastião e Ilhabela.

Apesar do obsequioso silêncio do Prefeito de São Sebastião, houve ruídos. E este é o outro contratempo com o qual Dória vai ter que lidar.

Prefeito de IlhabelaToninho Colucci, ergueu sua voz pelo fato de ter sido ignorado nesse processo. Em aspas publicada no site oficial, entre outras coisas, disse: "Não adianta falar que vão aumentar embarcações e viagens se nem estão levando em conta o sistema viário de Ilhabela".

E falou sobre instrumentos de gestão que o Município está empreendendo: "Estamos preparando um Plano de Cargas e nosso objetivo é limitar o número de veículos na Ilha. A gente entende que Ilhabela, como arquipélago, não tem como receber todos que queiram vir para cá. Queremos montar um sistema que o turista garanta sua entrada com antecedência, limitando o número de pessoas e carros”.

Pela Nota, a Prefeitura informa que, segundo o Estado, a empresa que vencer a concessão terá que realizar 51 viagens nos dias úteis e 77 nos dias de fins de semana na travessia entre São Sebastião e Ilhabela após um ano da assinatura do contrato. Atualmente, são realizadas 42 viagens diárias. Nos meses de maior movimentação, a concessionária terá que realizar um número mínimo de 71 viagens nos dias úteis e 97 nos dias de fim de semana.

Colucci, se tem força para isso eu não sei, mas, para bancar esse tipo de bravata é preciso ter disposição, e ele parece ter, não se fez de rogado e anunciou que vai, pelos caminhos legais, peitar o plano do Governador e mais uma vez defendeu que o serviço de travessia de balsa seja municipalizado.

Vamos entrar na Justiça para brigar contra isso e contra essa atitude do governador João Dória. Pedi uma atenção especial, mas parece que o Estado quer mesmo vender esse sistema. O governador tem que ouvir o Litoral Norte na questão da travessia, especialmente Ilhabela”. 

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