ILHABELA REORDENA SEU ESPAÇO NÁUTICO COM MARINA PÚBLICA

A Prefeitura lançou edital de chamamento público para apresentação de estudos. O Prefeito Colucci já havia dito que providenciaria essa medida


Toninho Colucci, Prefeito de Ilhabela, poucos dias depois de ter assumido o terceiro mandato eletivo a frente da gestão do Município, disse que poria em discussão - em algum momento - uma espécie de reordenamento de sua orla marítima. Não foi detalhista, mas, lançou o pensamento.

É possível entender que falava sobre licenciamento e melhoria de píeres; quem sabe sobre ordenamento de poitas; um redesenho que possibilite a prática náutica, com os eventos esportivos da Capital da Vela, os protocolos para embarque / desembarque de turistas de navios, e, óbvio, preservando a segurança dos banhistas, entre outras coisas.

Considerando que o município possui restrições naturais a uma ilha, tudo precisa ser devidamente estudado e dimensionado.

Marina Pública
Prefeitura de Ilhabela tornou público o edital 075/2022, de Chamamento Público 007/2022

Isso significa que a Administração Municipal se abre para ouvir e conhecer grupos interessados, seja pessoa física ou jurídica, sobre o tema. Este é um modelo que dialoga com o capital privado, que tem a oportunidade de apresentar estudos para a modelagem de viabilidade para concessão pública da implantação e gestão da futura Marina Pública de Ilhabela.

Como bem definiu o Governo - em nota à imprensa, o chamamento é para o recebimento de projetos, levantamentos e estudos técnicos, ambientais, urbanísticos, econômicos e financeiros que subsidiem a viabilidade.

Opinião

Em termos práticos, o Prefeito tem a vontade política de fazer, já disse isso de forma aberta. Mas, por ser uma obra que envolve custos elevados e precisa de conhecimento técnico de quem de fato lida com o setor, vai ouvir o mercado. 

Não tenho conhecimento se há algum estudo / inventário náutico disponível ainda, mas, como gerir a coisa pública é planejar, quero crer que o Governo local esteja criando as condições de organização do espaço sobre o espelho d`água.

Há um movimento crescente de novas lanchas de recreio? É possível. A quantidade existente de garagens náuticas e marinas privadas, atende a demanda? Há espaço para autorização de novas expansões dessas estruturas? São respostas que não tenho.

Por nota, diz que o objetivo da Prefeitura de Ilhabela é ampliar a geração de postos de trabalho, renda, fluxo turístico, eventos, além de dotar o município com infraestrutura náutica qualificada que possibilite o adequado e amplo atendimento das demandas locais e usuários desse segmento.

Ainda falaremos muito sobre o assunto por aqui, certamente. Não perca a revista Pimenta_report

O edital completo está no site: www.ilhabela.sp.gov.br/licitacao.

Créditos da foto: Prefeitura de Ilhabela / Tomanik

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"